Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sexta-feira, maio 08, 2009

Resgatando a história

Comentei na postagem anterior que pesquisaria a respeito de quem foi João Mendes e porque o nome Praça Patriarca, certo?

Pois bem, promessa é promessa e aí vai para quem quer saber um pouco da história de nossa querida cidade de São Paulo.


A Praça João Mendes vizinha da Praça da Sé é uma das praças do centro histórico da cidade de São Paulo e nessa Praça podemos visualizar o fórum.



Ela tem 253 anos e é uma homenagem a Dr. João Mendes que foi um conceituado jurista e diretor da Faculdade de Direito da USP e o fórum é uma homenagem a seu filho.
Dr. João Mendes nasceu no Maranhão em 1831 e morreu em São Paulo em 1898. Fez faculdade de direito em Olinda e depois transferiu-se para São Paulo. Fundou e dirigiu vários jornais em São Paulo como: "A Sentinela" , "A Ordem" , "Diário de São Paulo", etc.

Os advogados consideram essa praça como a "nossa praça", pois nesse local circulam centenas, milhares deles.

Já a Praça Patriarca não tem muito o que falar, pois ela não é da época nem da Colonia e nem do Império, e sim sua abertura data dos anos 40 a 50.



Esse nome "Patriarca" é uma homenagem à José Bonifácio de Andrada e Silva. Ah!! esse nome todos devem lembrar das aulas de História do Brasil né?, pois foi um dos que lutaram pela Independência do Brasil.

A história de São Paulo é rica e vasta, muita coisa não podemos acreditar pois a história do Brasil aprendida nas escolas são tão fantásticas, mas acreditando ou não, pois a própria independencia do Brasil foi uma somatória de interesse da colõnia portuguesa e dos ingleses, etc, mas com certeza tudo isso vale pelo menos como um passeio e um visual que nos remete ao passado.

Nenhum comentário: