Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

segunda-feira, maio 11, 2009

R N M

Acredito que todos já saibam, mas vale a pena ressaltar, antes de continuar com essa postagem.

Nunca tenho gripe, (há mais de dez anos que não sofro desse mal) não tomo remédios de espécie alguma, detesto ir à médicos de qualquer especialidade.

Todos devem sabem que há mais de 04 (quatro) meses estou com um problema em meu ciático e nem consigo fazer direito que mais adoro que é fazer musculação e correr.

Dia 13 para dia 14, na verdade na madrugada do dia 14, exatamente a uma e
quarenta e cinco da manhã (pensa em um horário bizarro, pois é esse o caso) farei, finalmente minha RNM.


Sim, para quem não sabe o exame de Ressonância Nuclear Magnética da minha lombar.

Apesar de detestar qualquer coisa realizada em hospitais, clínicas, etc não estava nem um pouco preocupada com a execução de tal exame até ler uma passagem do livro do Ignácio de Loyola Brandão, intitulado "Veia Bailarina". Veja bem, é Veia e não Véia ...

Fazia tempo que não escolhia um escritor nacional como leitura, mas como gosto especialmente deste e já havia lido outros livros dele como: "Bebel que acidade comeu", " O verde que violentou o muro" e outros que não me lembro mais, resolvi ler o tal "Veia Bailarina".

É um quase romance a respeito da descoberta de uma doença no próprio escritor.

Bem, como estava dizendo, eu estava no ônibus voltando para casa ( utilizo esse meio de transporte todos os dias e aproveito para a leitura, e as vezes, não nego, durmo que chego até perder o ponto) lendo o tal livro e, exatamente, em uma passagem que o escritor narra o desespero, o pânico, o medo, o terror que ele sentiu quando da realizaçao do tal exame de RNM (no caso dele foi no cérebro).

Está certo que os homens sentem muito mais medo nessas situações do que as mulheres. São verdadeiros covardes quando o assunto é uma dor ou doença.

No meu caso sou corajosa, já fiz algumas cirurgias como, por exemplo, tirar um cisto em cima do ossinho de meu pé. Fui ao hospital sozinha, tomei anestesia e sai dirigindo na boa...

O que me deixou preocupada foi devido ao fato que eu não havia ainda refletido sobre a execuçao de tal exame. Trata-se de um exame "high tech" ou seja, o paciente entra dentro de um cilindro totalmente fechado e eu lembrei que sou claustrofóbica...

Ai aiaiaiai o que será de mim?? Quanto tempo dura essa porcaria de exame??

Graças ao Ignacio de Loyola Brandão, resolvi pesquisar sobre essa tecnologia. Como é feito o exame? Quanto tempo dura?

Tal cilindro é um scanner (imagina meu corpo sendo scaniado) e esse scanner criará um campo magnético ao redor da minha pessoa e enviará ondas de rádio ao tecido que se deseja analisar.

Normalmente são necessárias várias tomadas de imagens, cada uma tomando de 2 a 15 minutos. A varredura completa leva cerca de uma hora, e algumas vezes pode levar mais de 90 minutos!!

Help me pleaseeeeee!!! 90 minutos?? Não suportarei ficar presa lá dentro todo esse tempo. Vou precisar fazer algo. Será que tem um sonzinho, um dvd pasando um filminho? nem precisa ser com o Brad Pitt pode ser com qualquer feinho mesmo.

Ah! pode ser solicitado um cobertorzinho e travesseirinho pelomenos isso.

A RNM pode determinar o local exato de tumores ou outras lesões na coluna vertebral, medula espinal e discos intervertebrais. Fornece imagens detalhadas de áreas de difícil visualização na coluna vertebral, medula espinal, segmentos ósseos e partes moles.

Olha eu somente sei que tenho que aguentar por que quero descobrir a causa da minha dor e de preferência encontrar uma soluçao.

Orem por mim!!

2 comentários:

Roberta Nina disse...

Gata, relaxa!
Você é Auqriana! Tão forte, tão corajosa, que nem vai sentir nada.
Fecha os olhinhos e descansa enqto isso.
Vou torcer por você, tá?!
Beijooo ;)

Anônimo disse...

bebel é um ótimo livro, tb virou filme de 1967
um abraço

diniz