Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quarta-feira, julho 29, 2009

EZA EZA EZA nada de safadEZA

Comentei com você que eu não gostava do emprego da palavra SAFADEZA, mesmo sendo em tom de brincadeira.

Fiquei pensando no assunto, achando até que sou chata, muito chata...

Quando a empregamos em nossa linguagem falada do dia a dia até que não soa tão mal, mas quando visualizamos estampada em uma tela do computador em caixa alta, ou mesmo ela impressa, trasmite algo muito pesado, negativo, pejorativo.

O por quê dessa diferença eu nem saberia explicar, mas você pode reparar que outras palavras também terminadas em EZA transmitem a mesma sensação ruim: fraquEZA, pobrEZA, durEZA, magrEZA, espertEZA, tristEZA, malvadEZA, baixEZA...

Somente algumas palavras com esse sufixo são melhores: purEZA, delicadEZA, firmEZA, belEZA, riquEZA, franquEZA...

Os sufixos são de três tipos: nominal, verbal adverbial e esse sufixo EZA forma substantivos abstratos derivados de adjetivos denotando qualidade, defeito, estado ou condição.


Bem nem precisa agradecer pela aulinha tá?

Um comentário:

Roberta Nina disse...

Que beleza, é mta nobreza da sua parte nos dar essa explicacao.
Fiquei surpresa!
Beijoooo Gata :)