Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, julho 05, 2009

Alexandre O Grande

Ontem, sábado, fiquei em casa. Raridade, mas fiquei e assisti um filme na Warner - Alexandre de Oliver Stone baseado na história de Alexandre da Macedônia que viveu de 356 a 323 a C e que conquistou o maior império do mundo com apenas 32 anos de idade.

O papel de Alexandre desempenhado pelo ator irlandês Colin Farrell (lindoooooo, gostosoooooooo) teve a maravilhosa Angelina Jolie interpretando sua mãe e seu pai vivido por Val Kilmer que está praticamente irreconhecível. Antony Hopkins é o Ptolomeu general, amigo e conselheiro de Alexandre e quem narra toda a saga, já velhinho, após a morte de Alexandre.

Alexandre III também conhecido como O magno, O Grande foi o maior conquistador de todos os tempos.

Em sua mente acreditava que o mundo poderia ser governado por um rei só e viveu em um eterno conflito interior. Competia com seu pai Rei Felipe II da Macedônia , não aceitava a mãe Olimpia, a quem todos julgavam como feiticeira e que dizia que ele era verdadeiramento o filho de Zeus. Amou Hephastion interpretado por Jared Leton que é tambem lindoooo, gostosooooo a quem confiava e aceitava seus conceitos, mas mandou assassinar um general por motivos pessoais.Tinha um caso com um eunuco e casou com uma bailarina apenas para poder gerar um filho e continuar seu legado.

Conquistou um império que ia dos Balcãs à India, incluindo o Egito e a Bactria (atual Afeganistão) com extrema habilidade não perdendo nenhuma batalha em um período bem curto de tempo.



Era extremamente inteligente, respeitador dos derrotados, das artes e fundou a Alexandria, difundindo o helenismo e que viria a se tornar o maior centro cultural de todos os tempos, mas, por outro lado, era extremamente instável, sanguinário, inseguro, infeliz e bissexual.


São três horas e meia de duração, mas vale a pena para conhecer um pouco mais sobre esse mito que tinha intençao de fazer ainda mais conquistas, pois planejava invadir a Arábia, regiões norte do Império Persa etc. Na verdade os textos compliados não sobreviveram e muitos dos detalhes são bastante discutíveis.

Ele morre sem completar 33 anos e acredita-se devido ao alcoolismo, uns dizem por envenenamento, febre tifóide ou sei lá, mas foi um visionário que fez com que todos vivessem seu sonho.

Nenhum comentário: