Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sábado, junho 27, 2009

Quadrondeira

Quadrondeira = quadrondo + doideira.

Estou lendo um livro de Domingos Pellegrini - "QUADRONDO".


Para quem estudou geometria básica sabe que existe o quadrado e o redondo, certo? Mas, alguém já ouviu falar no quadrondo?


O quadrondo é tudo que é humano, a integração das formas curvas como vemos na natureza com as retas criadas por nós.


O protagonista da estória é um professor de antropologia cuja visão do mundo é binária, um casamento entre o quadrado e o redondo, reto e curvo, planejado e imprevisto, cabeça e coração.
O homem é quadrado a mulher é redonda.

O homem com seu peito triangular, cintura fna e ombros largos, com objetivos retos na caça e na luta, com suas armas retas, a lança, a flecha, embora disparada pelo arco. O homem com seu machado, pau reto com pedra amarrada. O homem xom seu pênis. O homem é quadrado. Penetra, rompe, invade, conquista.

A mulher com seus seios e ancas, arredondada, cintura mais larga que os ombros, triângulo invertido em relação ao homem, fomrato de pera, macia fruta. A mulher com suas frutas, sementes, cabaças, vaginas, útero. A mulher é redonda> Abre-se, acolhe, protege e se aninha ao mesmo tempo.

O homem sem as retas não teria sobrevivido aos animais predadores e mais fortes, pois usou as retas para fazer as armas.

O reto é o caminho mais fácil e simples para o fracasso, o quadrondo é o caminho difícil e complexo para a vitória, tanto nas guerras como nos negócios.
Dar conselhoe é quadrado... Conversar e compreender é redondo... Perdoar e ajudar é quadrondo...
Vinhedo é quadrado... Redonda é a uva... quadrondo é o bom vinho...

E por aí vai, o autor vai descrevendo tudo o que é "quadrando" varrendo a história como um todo.


O autor ganhou o Prêmio Jabuti em 2001 com esse livro que vale super a pena ler, além de ser muito interessante é divertido, não é massante. Um passeio do novo ao velho mundo.

Para quem gosta de ler como eu tá aí uma ótima indicação.

Nenhum comentário: