Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quarta-feira, junho 03, 2009

Escala de Borg


Qualquer atividade física praticada de modo regular promove uma melhora significativa na saúde das pessoas.

Ouvimos sempre falar que essa intensidade varia entre 60 a 80% de freqüência cardíaca máxima (FCM).

FCN = 220 – idade (um recém nascido tem 220 de freqüência então sobtrai um de cada ano vivido) e dizem que tal fórmula conte erros e o melhor parâmetro é a escala de Borg.

Tal escala é um controle de níveis de intensidade e leva em consideração o grau de esforço subjetivo percebido pelo próprio indivíduo e é uma numeração de 1 a 20 associada a FCM foi criada pelo fisiologista alemão Gunnar Borg nos anos 50.

Na escala temos: repouso, muito leve, leve, moderado, intenso e exaustivo.

Como todos sabem, estou com problemas na coluna e não estou podendo correr, pedalar, coisas que adoro e me dão prazer. Devido a isso, estou com medo de virar uma gorda, balofa.

Tenho caminhado na esteira ou no parque, mas não é a mesma coisa, e além disso, na escala de Borg não saio do leve ao moderado.

Um comentário:

JULIANA MELLO disse...

olá.
Primeiramente vc tem q tratar urgente a sua patologia na coluna,fazer RPG com exercicio de postura,alongamentos e fortalecimentos,juntamente com exercicios respiratorios;So assim depois de uma melhora no quadro desta patologia q vc podera gradativamente voltar a realizar seus exercicios.
Um abraço...Leandro - Fisioterapeuta.