Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sábado, junho 27, 2009

. . .

As reticências são representadas por três pontos sequenciais em vários contextos e geralmente com função retórica.

Antes de mais nada gostaria de deixar declarado que adoro utilizar desse recurso da língua portuguesa ...

Segundo alguns livros de gramática os tres pontinhos, como a maioria das pessoas apelidaram as reticências, representa uma pausa não sintática na elocução causada por hesitação, suspense como por exemplo: E o prêmio vai para ... a equipe de cor amarela.

Ela pode também indicar uma interrupção do discurso como na frase a seguir: Para bom entendedor...

Pode também indicar trechos omitidos desnecessários ao contexto.

Sei lá se eu emprego corretamente, mas para mim exprime uma ambiguidade de meus pensamentos, uma continuidade do meu raciocínio , onde dou oportunidade para quem estiver lendo pensar, opinar antes de continuar lendo.

Se vocês prestarem atenção em minhas postagens anteriores perceberão o quanto abuso desses pontinhos.

Nenhum comentário: