Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sábado, junho 20, 2009

Eu neotênica? sim, sim, sim

Quinta feira última tive a oportunidade de assistir uma palestra do José Luiz Tejol que é autor de vários livros entre eles "O Vôo do Cisne", professor de MBA de marketing e vendas da ESPM e mestre em educação, artes e história da cultura.

O tema da palestra era " Como sair profissionalmente da crise global" que ele disse que deveria ser chamado de "Como viver em tempo de crise permanente" e a uma certa altura ele diz que algumas pessoas possuem a capacidade em manter-se jovens, ou seja, possuem a fonte da eterna juventude = NEOTONIA.

Logo de cara identifiquei-me com a definição e como ontem eu não tive tempo, hoje pesquisei a respeito da Neotonia.

É o organismo que conserva as características juvenis nos adultos de uma espécie. Epa! essa sou eu! Adoro lutar conta as coisas que considero velhas, sabe um jeito velho de pensar, teno sempre interar-me das coisas que estão rolando, tenho um ótimo homor e não deixo o stress me pagar.

Atualmente no mundo corporativo neotonia trata-se da última geração dos líderes modernos.

É o líder na sua última revolução descoberta é aquele que não envelhece, mantém viva a luta da vida contra a morte, é aquele que negocia, surpreende e espanta a velhice preservando sempre os aspectos e maiores significados do estágio da juventude.

Segundo os pesquisadores e professores de Havard a diferença entre um líder neotênico com o outro é a manutenção de características infanto-juvenis, mesmo num ser adulto, predispondo geneticamente estar sempre, por exemplo: utilizando o sorriso com o mesmo poder que as crianças o fazem com seus pais.
Isso libera num adulto o hormônio calmante denominado oxitocina - um extraordinário antídoto anti-stress.
O neutônito gosta de compartilhar experiências com os demais, ama o aprendizado, o conhecimento, confia no mundo achando que é um lugar cheio de coisas maravilhosas, tem plenitude de energia, curiosidade, muita paixão pela vida.

Líderes das mais diversas idades e gerações apontam para a existência desse poder da neotonia, como forte característica comum entre si.

O poder neotênico associado aos 3 H's da transcendência dos líderes: Humanidade, Humildade e Humor (muito) podem ser perfeitamente desenvolvidos em todos nós, basta passarmos a observar pessoas que exemplificam esses aspectos, e identificarmos, dentro de nós mesmos – como aumentar o nosso interesse pelas qualidades descritas acima.

Se você não é neotenica como eu, resgate a sua criança e o seu jovem dentro de você, essa é a fonte eterna da juventude e a última revolução descoberta da arte da liderança.

Um comentário:

Roberta Nina disse...

WOW!
Wal tb é cultura.
Isso, pra mim tem outro nome tb: Síndrome de Peter Pan! Conhece??

Beijoo gata ;)