Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, março 29, 2009

Home Office



Em duas situações tive a oportunidade de ser uma funcionária remota. Explico. Trabalhei na H B Fuller no ano 2000 e em 2005 na AB Plast e, em ambas as situações, trabalhava em minha própria casa.


O "home office" é um termo inglês para denominar as pessoas que trabalham em casa e formam uma categoria em acelerado crescimento. Trabalha-se em casa sendo funcionário de uma empresa ou sendo um trabalhador autonômo.

Para as corporações esse tipo de trabalho implica em redução de custos: menor gasto com mobiliário para escritório, cafezinhos, portarias, recepções, transportes, secretárias, boys, etc e fatores como acesso à internet, sistemas de informação facilitaram essa tendência ou processo.

Eu adorava essa possibilidade e flexibilidade de trabalho, não tinha necesidade de me deslocar em um trânisto caótico, fumaça, ar condicionado na temperatura indesejada, alimentação horríveis e desbalanceadas.

A área que atuo facilitava o andamento mas, tinha um incoveniente - o isolamento. Alguns funcionários da empresa quando não esqueciam da minha existência, falavam muito mal, pois achavam que eu vivia era na preguiça ou deixava de fazer o trabalho. O que era um grande equívoco.

Inicialmente fazia todos os meus contatos a partir do telefone de minha casa custeado pela empresa, bem como os agendamentos para minhas visitas e, finalmente os contatos em campo.

É necessário muita disciplina, persistência, dedicação e organização, além é claro, um ambiente na casa tranquilo, maridos e crianças atrapalham, o que já não era o meu caso.

Quando digo disciplina quero dizer saber dosar, estabelecer horários, pois senão se policiar podemos tornar-nos trabalhadores compulsivos, pois o acesso aos e-mails da compania, etc e quando percebemos trabalhamos muito além das oito horas.

O fato é que quem gosta de fazer o que faz, faz em sua melhor hora. Eu por exemplo, começo a produzir com excelentes resultados após as dez horas da manhã.

Seria muito bom essa flexibilidade no meu emprego atual. Acho que vou sugerir isso. Não aguento mais um amontoado de mulheres uma falando mal da outra todos os dias.

Nenhum comentário: