Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

terça-feira, março 17, 2009

Reminiscência


Os dispositivos que permitem armazenar dados, temporariamente ou permanentemente, em um computador é chamado de "memória".




Já no ser humano é basicamente a capacidade de conservar, relembrar vivências e conhecimentos adquiridos no passado.




Memória volátil, memória estática, memória dinâmica, memória flash, memória fraca - Memórias. Memórias várias, dependendo da fonte de armazenamento dos dados.

Vários cientistas já estudaram e muito esse assunto e conseguindo até ler nossas atividades cerebrais com ajuda de computadores especiais no momento que estamos armazenando qualquer dado.

Em conversa com um amigo citei minha capacidade de memorizar números de telefones, e-mails relacionando esses dados com o rosto da pessoa. Sinto raiva de guardar todas essas informações em minha mente, pois tenho tantas coisas para absorver. Ele disse que estudando sobre memória o correto seria deixar o cérebro livre para que possamos ter mais criatividade. Afinal as agendas e arquivos serviriam para que?

Comentei também que lembro de um relógio, com um formato inusitado, em uma parede em uma fazenda que visitei quando tinha 07 anos de idade, mas não conseguia entender o por quê de recordar somente do relógio e não consiguir lembrar de como era fazenda.

Isso tem a ver com os diversos tipos de memórias que transforma ou conserva uma impressão, sentimento ou seja lá o que for? Esse processo de seleção do que guardamos e classificamos como memória tem uma estrutura padrão ou difere de uma pessoa para outra? Onde fica a moradia da memória em nosso cérebro em em nossa mente? Se os cientistas conseguem ler esse nosso proceso de memorização, então eles estão bem próximos de conseguirem ler nossas mentes?

Acho que assim como eu os estudiosos não tem todas as respostas para tais perguntas, mas compare sua memória com a memória de uma pessoa mais velha.

Os idosos tendem a ter dificuldades em resgatar dados ou lembrar de compromissos como, por exemplo, tomar um remédio; onde deixou um objeto pessoal, o óculos seria um outro exemplo.

O ritmo de vida que cada um tem influenciará a mesma com o tempo, pois a memória vai se adulterando com a passagem do tempo... Algumas ficam doentes com amnésias, ou com Alzheimer ou AVC e estimular o cérebro ajudaria a memória?

Deveria ter um Fitness para a Memória!! Na verdade li que tem muitos exercícios que podem ser feitos para fortalecer a mesma.

Mas minha dúvida é do que eu estava falando mesmo? Esqueci...

Nenhum comentário: