Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quinta-feira, março 19, 2009

Novas Poesias

Recebi pelo correio ontem, o livro de poesias de um amigo Diniz Gonçalves Júnior intitulado Decalques.

Folheando sem ordem e não acompanhando o índice do livro, pude perceber, após a leitura de duas ou três páginas o quão leiga sou nesse gênero literário.

Fiquei apavorada!! Para mim tudo aquilo parecia um amontuado de palavras...

Sabe que fiz? Entrei imediatamente em contato com o próprio autor para me socorrer.

Ele, com paciência, própria dos poetas, ajudou-me na interpretação. Deixando bem claro que tudo é muito subjetivo.



Na verdade facilitou minha interpretação e, após esse exercício, resolvi estudar um pouco mais. Estudar não seria a palavra correta a ser aplicada. Interessei-me sobre essa arte escrita tradicional que tranfigura a arte mais corrente e usual que é a prosa e observei que a poesia utiliza de recursos de sons das palavras, de posicionamentos das palavras, tornando-a um espelho da visão do escritor, da criatividade do poeta.

Cabe ao leitor, como por exemplo, em um poema lírico, captar o flash da vida do autor, o amor, seu sentimento mais profundo descrito de uma forma curta, rápida mais de uma profundidade que acaba tocando nossa alma.

A poesia de tão ritmada acaba parecendo até uma música, basta para isso lermo com calma, sem aquela volúpia de quem está acostumado a ler uma narrativa, uma crônica, um conto, ou sei lá.


Convido a todos para deixarem suas prosas e entregarem-se à poesia.

Um comentário:

Anônimo disse...

infelizmente só os poetas e amigos vão aos saraus , o bacana seria que pessoas fora do meio tb frequentassem , isso é fundamental

um abraço

diniz