Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sábado, março 14, 2009

Romance policial

Você sabia que Romance Policial é o tipo da literatura mais vendida em todo o mundo e em todos os tempos?


Tudo o que envolve um crime ou delito e alguém para desvendar pode ser considerado um romance policial, mas para ser, realmente, considerado um romance policial, um bom escritor deverá dar um tom particular em sua narrativa e o elemento que não pode faltar é o enigma.

O mundo policial nos romances difere muito do mundo real que vivemos.

Estou lendo um livro chamado "Estado Vegetativo" de Tiago Novaes - escritor brasileiro com uma capacidade excepcional de contar de uma forma fascinante a estória de Guedes um detetive particular que desvenda a morte justamente de escritores.

Encontro-me nas primeiras páginas do romance, mas a leitura desse livro despertou uma curiosidade a respeito desse gênero literário floresceu em mim.

A partir daí, fiz algumas pesquisas a respeito do tema e descobri que Edgar Alan Poe no século XIX foi um dos primeiros a oferecer divertimento aos seus leitores através de seu detetive Chevalier Dupin - seu personagem principal e seu livro Os Assassinatos da Rua Morgan foi um verdadeiro campeão de vendas.


Depois dele e durante mais de um século seus seguidores foram Conan Doyle e seu Sherlock Holmes e, após, aparecem figuras femininas nesse universo como: Agatha Cristie e Hercule Poirot e Dorothy L.Sawers com seu Lorde Peter Wimsey e manipularam- nos com suas narrativas. Apesar que as duas últimas, segundo vários críticos literários, abaixaram um pouco a qualidade literária desse gênero.

Levante a mão quem nunca leu qualquer um desses escritores? Mas minha pergunta é: Por que lemos esse gênero?

Porque o mundo está recheado de crimes sem solução e sabemos que esses detetives no final sempre acabam descobrindo os culpados?

No final do século XX vários outros escritores: Raymond Chandler ( americano mas viveu na Inglaterra) , Sarah Dunant ( inglesa), Liza Cody (americana), Elmore Leonard (americano) , Carl Hiassen (americano), Christopher Brookmyre (escocês), utilizam ainda a mesma fórmula de dedução e interrogatório e ignoram os novos métodos de investigação forense.


Os serial killers figuram nessas obras crimes, assassinatos cometidos em série por um criminoso com perfil psicopatológico que na maioria dos casos deixam uma assinatura são os vilãs das estórias, que muitas vezes passam a ser admirados pelos detetives devido sua inteligência .



Para aprofundar-se mais nesse gênero citarei algumas obras dos escritores que citei acima:


Sob Minha Pele, Transgressões, O Nascimento de Vênus, Na Companhia da Cortesã de Sarah Dunant;
Janela para a Morte, Armas no Cyranos e outras histórias, Amor & Morte em Poodle Springs, Assasino Metido a Esperto, A dama do Lago, Adeus Minha Adorada ou A simples arte de matar (500 páginas com os contos do autor) de Chandler Raymond

Caso de Cuca de Liza Cody

La Brava, Hot kid, Bandidos, Quarenta Chibatadas Menos Uma, Orfãos de Ruanda - Elmore Leonard

O Pio da Coruja Carl Hiassen






Nenhum comentário: