Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sexta-feira, maio 20, 2011

Merlot

A uva Merlot é uma das casta mais cultivadas no mundo todo e dizem que é descendente da Cabernet Franc e meia irmã da Carménère e Cabernet Sauvignon.

Os historiadores afirmam que os primeiros sinais dessa uva datam de 1784 em Bordeaux (Saint Emillion), onde é a mais cultivada até hoje e, em 1855, na Itália (região nordeste e Toscana) e no Chile, atualmente, no Vale Central.

Uma coisa todos tem em comum discutem sobre essa uva.


Alguns acham que ela deve ser colhida o mais tarde possível e outros acham que a colheita tardia prejudica sua acidez e supervaloriza o aroma das frutas, fazendo assim o vinho perder sua elegância, sendo que a colheita mais jovem geram vinhos mais sedosos e leves.

O vinho elaborado com tal uva adquire uma cor violeta passando pelas matizes azuladas a quase negras.


O aroma do vinho Merlot é das frutas negras como a ameixa, a jabuticaba, mas podemos notar também, o de orégano, de azeitona, de canela, de noz moscada, tabaco e até mesmo couro, obviamente, se passar pelo carvalho o aroma de coco, chocolate e bala toffe poderá ser detectado, assim como, de café e de nozes.

Seu paladar é macio é aveludado, pois sua acidez, tanino e álcool estão equilibrados, fazendo com que o vinho possa ser saboreado sozinho, sem precisar do acompanhamento de comida mas, se preferir, harmonize com frango, peru, pato, carne grelhada e até mesmo um strogonoffe.

La Santé

Nenhum comentário: