Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, maio 01, 2011

Gala












Emprestei o livro "Mulheres que correm com os Lobos" para a minha amiga Bernardete.


Eu havia comprado em 2000 em um aeroporto (não lembro em qual cidade) e, até hoje, não havia conseguido ler, não por falta de tempo ou interesse, mas devido ao fato de achá-lo muito complicado para minha cabeça, muito psicológico.


Na verdade, fizemos uma troca de livros. e, em contrapartida minha amiga emprestou "Gala" de Dominique Bona, não sem antes me perguntar se eu gostava de bibiografia.

_ " Eu adoro" foi minha resposta, mas depois pude notar que a obra era mais que uma simples biografia, era quase um documentário de toda a arte de um século.


Gala foi a musa de Paul Eluard e Salvador Dalí (poeta e pintor respectivamente), mas podemos dizer que ela foi uma mulher antes de tudo mãe e amante de seus homens.


No caso de Eluard ela o conheceu quando de sua internação para se curar de tuberculose, cuja doença ele também precisa ser tratado e, para resumir, pois o foco dessa postagem é outro, eles casam-se.


Gala era apaixonada pela arte, mas nunca criou nada, vivia a sombra do marido que era adepto da "ménage à trois" (para quem não sabe é uma expressão francesa que significa sexo em três, uma das grandes fantasias dos homens até hoje) e ela se torna amante de Max Ernest e acabam morando os três juntos (notem que estamos falando de 1920 mais ou menos).


Ela era odiada pelas mulheres e por muitos homens devido seu constante mau humor e sua frieza, meio que anti social, cheia de medo de voltar a ficar doente, uma neurótica (minha impressão).


Acaba conhecendo Salvador Dalí e, segundo o livro não seria nada, não seria a celebridade que conhecemos até hoje, senão houvesse conhecido essa mulher que o protegia de tudo e de todos. Graças a proteção e determinação dela ele tornou-se milionário.


Ela, Gala o protegia tanto que após sua morte, em 1982, ele fica completamente perdido, contraindo Mal de Parkinson e alguns dizem até que ele tentou o suicído botando fogo em seu quarto em um castelo que havia construído para ela.


No final devido a uma insuficência cárdiaca morre em 1989.


Salvador Dalí, sim aquele pintor surrealista com cara de doido com longos bigodes engomados nasceu em Figueres - Catalunha na Espanha.


Quando disse que o foco dessa postagem era outro eu quis dizer que iria falar dele, até por que a vida dela girou em torno desse amor, dessa obsessão ou sei lá o que definiria tal casal.



Sua obras abusam de imagens oníricas, cheia de moscas, gafanhotos, etc e sempre presente a figura dessa mulher como por exemplo: "'Sonho causado pelo vôo da abelha ao redor de uma romã um segundo antes de acordar"







"O Grande Masturbador" é uma obra que deixa claro o estado que Gala o deixou assim que ele a conheceu, pois ele sempre insistiu em dizer que era virgem antes de conhecê-la.


O Nascimento dos Desejos Líquidos, Girafa em Chamas, O espectro do Sex apeal, Gala com duas costeletas de carneiro em equilíbrio sobre seus ombros e mais tantas que depois quero continuar falando sobre isso.

Nenhum comentário: