Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sexta-feira, maio 13, 2011

Agora é vinho e ponto



Não havia postado aqui a respeito de minha decisão de não beber nada fazendo exeção apenas para o vinho que é uma bebida tradicional e antiga, sendo tomado até mesmo em cerimônias religiosas.



Degustar um bom vinho, como todos sabem, é uma arte.



É necessário, não somente gostar e sim, conhecer um pouco sobre a terra onde são plantadas as parreiras, as uvas e sua elaboração, além de uma boa taça.



Um mesmo vinho de vinícolas diferentes tem sabor e aromas também diferentes, devido à variedade do solo que foi produzido, da maneira que foi misturado e estocado, o clima entre outras coisas.



A coloração (branco a tinto), a quantidade de açúcar (suave a seco), jovens (aroma mais frutado) ou envelhecidos (aromas mais fortes: manteiga, baunilha) tudo isso é importante na escolha e no paladar de cada um.



A variedade das uvas é outro fator importante em sua escolha: Chardonnay, Gewerzhaminer, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Gaman, Tannat, Malbec, Nebbiolo, Gamay, Pinotage, Shiraz.


A fermentação da uva como também onde foi estocada dará a complexidade no aroma, por exemplo: um vinho que foi envelhecido em barril de carvalho terá um aroma de coco queimado ou baunilha.

Outros fatores que valem a pena comentar são: a temperatura do vinho e a sua harmonização com os pratos, podendo ser ingerido como aperitivo, como sobremesa e até mesmo como digestivo.


A escolha é muito pessoal, mas ouça opiniões e, principalmente, vale a pena anotar aqueles que mais agradaram ao seu paladar.

Vou tentar estudar um pouco a respeito, mas logicamente não serei uma especialista, pois para tal deveria fazer um curso de sommelier que é aquele profissional encarregado de conhecer os vinhos e todos os serviços relacionados a ele.

Nenhum comentário: