Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sábado, maio 21, 2011

Carménère

Pode-se dizer assim como outras castas é oriunda da França região de Medoc em início do século XIX e nessa região foi dizimada pela phyloxera (já falei desse inseto em postagem anterior).

Devido essa destruição foi considerada instinta na Europa até que um francês ampelógrafo (estudioso da vida das espécies) redescobriu em 1994 imagina onde? No Chile, pois havia sido levada por engano, mas se adaptou muito bem devido ao clima agradável e ao solo fértil do Vale Colchágua que é onde se encontra seu maior cultivo.

O vinho produzido com essa uva é de cor vermelha lilás com aroma de frutas vermelhas, de terra úmida e especiarias com notas de vegetais (o que o torna um pouco menos elegante que o Merlot), com tanino mais suave e amigável que o Carbenet Sauvignon.

Os especialistas sugerem que não sejam consumidos os vinhos com menos de 3 anos e devido a sua recente descoberta não se encontra com mias de 8 anos, mas tem potencial para guarda de 10, 20 ou até mais.

Esse vinho é saboroso e encorpado com um amargor delicado e você pode nem acreditar mas harmoniza muito bem com Feijoada, carnes vermelhas e foundue de carne.

Vamos até Colchágua para saboreá-lo? Salud!

Nenhum comentário: