Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quarta-feira, maio 18, 2011

Cabernet Sauvignon

Em postagens anteriores citei que tentaria estudar um pouco mais sobre os vinhos, bebida esta mais consumida agora, depois de minha promessa em não ingerir outros tipos de bebidas.




Para apreciar um bom vinho é preciso conhecer um pouco sobre a uva que esse vinho é elaborado, pois cada tipo de uva denota características diferenciadas.




Nessa postagem minha intenção é dar ênfase para o Cabernet Sauvignon, um dos meus vinhos preferidos e é uma casta prestigiada no mundo todo, já espalhada por todos os continentes.




É uma uva tinta com personalidade diferente quando comparada com outras tintas como a Pinot Noir ou outras e, aliás, como disse cada uva tem a sua personalidade.




Para quem ainda não sabe, essa uva já era cultivada na região de Bordeaux desde o século XVII.




Ela se adapta em diversos tipos de solos e climas, com exceção dos extremos (muito quente ou muito frio), sua pele é grossa e com pouca polpa




O vinho feito com essa uva tem uma cor vermelha rubi e suas características quando a cepa é de 100% ou quase isso são:





vinho intenso;



aroma rico de especiarias como o cravo e a pimenta e como ficam de 15 a 30 meses em barris de carvalho e devido sua afinidade com a madeira, no final o aroma tembém é de baunilha, cedro e café tostado;



sabores que lembram frutas vermelhas como: groselha, cereja, cassis, ameixa;



acidez forte;



tanino destacado;



pegada forte, masculina, encorpada (daí talvez minha preferência).




Sua fórmula dá um vinho bem complexo e estruturado quando misturados com outras uvas como Merlot e Syrah.



No Chile, por exemplo, a terra é fértil e essa casta é a mais cultivada no Valle Maipo, Colchagua, Del Maule.



A harmonização desse vinho com a comida de qualquer cultura é excelente, desde a mais clássica como a Francesa, até uma exótica como Indiana ou Tailandesa.



Quanto aos valores não vale a pena citar aqui (até por que não estou comercializando), será preciso fazer uma consulta para encontrar o melhor para cada bolso, mas dizem os especialistas os de menos de quatro anos não devem ser consumidos.





Salud!

Nenhum comentário: