Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sábado, novembro 21, 2009

Vermeer


Assisti o filme com 3 indicações ao Oscar: "Moça com Brinco de Peróla" (Girl with pearl earring).

O filme é sobre uma criada Griet (Scalett Johansson) que fascinada pela pintura delicada de Johannes Vermeer (Colin Firth) acaba o ajudando no ateliê despertando inveja e escândalo na época .

O filme é ótimo.

Gostei muito, pois além de conhecer um pouco do modo de vida dos Países Baixos no século XVII , especificamente, Holanda conheci um pouco sobre as obras de Vermeer.
Naquela época católicos e protestantes tinham diferenças a tal ponto que a mãe da criada no filme antes da filha ir trabalhar na casa dos futuros patrões diz a ela se caso eles pedirem para os acompanharem à igreja ela deveria tapar os ouvidos.

Jan Vermeer nasceu em Delft, Países Baixos, em 31 de outubro de 1632, estudou pintura com um aluno de Rembrandt e de suas 35 telas conhecidas apenas 2 são assinadas. Era casado com Catharina Bolenes com a qual teve 15 filhos!!





Retratou cenas da vida burguesa repleta de símbolos e intenções morais, inspirados em interiores, momentos intimos de um ou duas figuras, onde ele captura as emoções dos retratados, ou seja, surpresa, concentração, desejo, alegria, tédio, etc, usando luz e sombra, tapetes orientais, cortinas luxuosas.






Seu colorido era particular utilizava fusões de azul e amarelho com objetos pontilhados de dourado.

Apenas 2 obras são urbanas "A ruela" e "Vista de Delft".

A opulenta classe média holandesa encomendava quadros para decorarem suas casas, sendo que os temas eram relacionados a vida cotidiana tal como aconteceu no filme sendo que sua sogra era quem comercializava com os mecenas da época e a Griet foi retratada usando brincos de pérolas e a esposa descobre a pintura achando a mesma obsena.



Seus quadros somente tiveram notoriedade apos 1860, ou seja, quase dois séculos apos sua morte e é reconhecido como o segundo pintor holandes mais famoso.

Nenhum comentário: