Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sexta-feira, novembro 06, 2009

Tendão Supra espinhal Parte II


Gostaria de deixar documentado a respeito do vídeo que foi gravado durante a minha cirurgia do tendão supra espinhal (vulgarmente conhecido como manguito - veja o desenho ao lado).



Adorei meu médico Dr Fernando e ao término da cirurgia (enquanto eu ainda estava anestesiada) ele entregou tal cd para minha irmã, mas ela não deixou que eu assistisse avaliando que eu ficaria impressinada, então aguardou até a retirada dos pontos.

Finalmente os pontos foram tirados e eu assisti ontem o vídeo.
Ela enganou-se, adorei assistir, principalmente, devido a técnica aplicada, chamada "Atroscopia" que é um termo formado da junção de duas palavras de origem grega arthro = articulação e skopein = olhar.

Tal técnica consiste em examinar e reparar os tecidos ao redor das articulações do ombro (que é o membro de maior movimenação do corpo humano e onde concentra-se ligamentos, tendões e músculos e tres ossos compoe o ombro a clavícula, a escápula e a parte superior do úmero).

O cirurgião faz uma incisão no ombro por onde passa instrumentos pra iluminar e aumentar as estruturas atraves de uma minicâmara de tv.




Pelo que foi explicado ele raspou o osso da minha clavícula e costurou o tendão (observe o denho ao lado)




O objetivo desse post, na verdade é que adorei assistir todo o processo e dizer que o tendão é tão branquinho, tão branquinho que parece um algodão doce.
Tenho algumas questões que gostaria de fazer ao médico em minha próxima consulta:
1 - se tem muita godura nessa região (pois observando o vídeo pude notar alguns líqidos mas não sei dizer se era gosrdura, algum lubrificante que é colocado, ou sei lá);
2- se a linha que foi utilizada para costurar o tendão com o tempo o corpo manda para o lixo, ou vai ficar lá para todo o sempre até que a morte nos separe...

Nenhum comentário: