Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quinta-feira, setembro 25, 2008

MATILDA - ROALD DAHL


Matilda aos 3 anos de idade já sabia ler... Iniciou sua leitura com um livro de receitas de sua mãe não parando mais.
Seu pai recusava-se a comprar livros, mas ela muito esperta ia sozinha e a pé para a Biblioteca, localizada há 10 minutos de sua casa.
Seus pais eram revoltados com ela o dia todo com o nariz metido nos livros, não assistindo a TV de não sei quantas polegadas que compraram para ela, ao passo que eles até suas refeições eram feitas diante de uma.
Mundos novos, pessoas com comportamentos diferentes e vidas incríveis podiam ser desfrutadas por ela que era uma amante da literatura.

Matilda transformou-se numa pequena gênia. Na verdade, Matilda era o que chamamos de uma criança "Superdotada".

Ambientes estimulantes colaboram para o desenvolvimento de uma criança talentosa ou "Superdotada" com dotes intelectuais, criativos, imaginativos e com um QI de 130 para mais. Uma criança "Superdotada" é brilhante, saudável, é questinadora do mundo e até quando brinca mostra seu talento diferenciado das demais. Somente a leitura precoce não é o único critério de verificação da habilidade mental ou criativa excepcional. A avaliaçao desse talento deve ser feita observando outras características. Uma criança "Superdotada" sempre tem questões e observaçoes astutas que muitos adultos não as tem, além de uma excelente memória, alto poder de concentração, habilidade com números, age como líder, uma capacidade incomum de raciocínio, de planejar, organizar, relaciona informaçoes adquiridas no passado com os novos conhecimentos, além de criar suas próprias soluções para os problemas fora do senso comum.


Uma pena que os pais de Matilda não incentivaram esse talento oferecendo oportunidades de desenvolvimento do potencial dela, mas a sua sorte foi que sua professora desenvolveu esse papel brilhantemente, pois percebeu todo o talento da Matilda, sem esquecer que antes dela ser "SUPERDOTADA" ela era uma CRIANÇA

Um comentário:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog. Ele é muito bom.

Parabéns!

Um abraço