Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, setembro 07, 2008

Dançando sobre as Décadas

ANOS 50
" No auge da prosperidade financeira e em um clima pós guerra a febre era o charleston, o twist.Os jovens deliram com o Elvis Presley, liam " O Apanhador no Campo de Centeio" - JD Salinger e assistiam no cinema seus astros Marlon Brando e Marilyn Monroe".



ANOS 60 - " Os jovens eram o cenário em todos os aspectos, influenciados pelas idéias de liberdade de expressão e sexual de "On the Road" livro do beatnik Jack Keurouac. Mudam de comportamento com a contracultura e o pacifismo. Na moda a grande vedete, sem dúvida, a minissaia para as garotas e a gola rolê um clássico do guarda-roupa masculino. No cinema Acossado de Jean-Luc Godard e o "Woodstock Music & Art Fair" reuni cerca de 500 mil pessoas em três dias de amor, música, sexo e drogas".





ANOS 70 - " A Disco era o estilo de musica extremamente dançavel e popular e combinava o Jazz com o rock. As Discotecas eram febre com jovens e seus paletós com golas grandes e pontudas e calças pantalonas. O mundo inteiro assistindo Os Embalos de Sábado a Noite com John Travolta".



ANOS 80 - "Surgem os punks com suas denúncias estridentes, o acid rock, o heavy metal: Deep Purple, Led Zepellin, Alice Cooper, David Bowie. Os jovens trazendo de volta o velho da moda para as pistas, cintura marcada, fendas, tomara que caia, balones,
ombreiras, cós altos, olhos bem pintados e cabelos coloridos.
O filme era o Flasdance".





















ANOS 90
" A hora e a vez do break, do hip hop e inicia o beat e a techno. Britney, Madona. Tanta coisa marcando na moda e nos cinema...











2000 e em diante - " Raves saem do underground e caem na mídia. Festas grandes diretamente na natureza mobilizando milhares de jovens frequentemente da classe média. A dança rolando por horas e horas" .




My First time!! Saudades!! E de você Be que foi minha mentora rsrs





Pergunto para minha mãe:

" Mâezinha, como os jovens em sua época curtiam as festas?

E ela: " Ai filhinha era tão legal!! Tínhamos até clubinhos com carteirinha e tudo!! Iamos escondidas da vovô. Eu, suas tias e nossas amigas. Como adorávamos dançar!!".
Com um olhar perdido e com as imagens bem claras e saudosas em sua mente diz:
" Era diferente de hoje! Pelo jeito que você me conta dos lugares que você frequenta, parece que não vão para se divertirem, dançar propriamente, e sim exibirem seus corpos, se drogarem, ninguém consegue sair, exclusivamente pelo prazer de dançar. Se não bebem, não sei, ela diz!!

Mas será que realmente era diferente? Diferente em que?

Afinal dançar não é um ato natural como respirar?
Estar em movimento é expressar nossas emoçoes?
Cada povo dança de acordo com sua cultura?
Por que alguns ritmos são inesquecíveis como a valsa, o tango, o maxixe, o twist, o Disco?
Nosso cérebro é acionado quando nosso corpo se movimenta?
Estes movimentos são involuntários ou intencionais?
Quais os prazeres proporcionados pela dança?
Na verdade sempre foi igual pois afinal quando dançamos, e isso tem estudos para confirmar, a beta endorfina está sendo transformada em endorfina e tem também um outro hormonio a ocitocina (isso mesmo que você ouviu hormonio relacionado ao orgasmo sexual...

Essa louca frivolidade!! Se fico um fim de semana sem o prazer da dança durante a semana sinto-me no Inferno de Dante!! Sou uma missionária.


Dançar Dançar Dançar essa é a ordem e muitos ritmos: samba, techno, forró, psy, salsa, zouk, mas não precisam me chamar para axé, micaretas, sertanejo, viu?

2 comentários:

Unknown disse...

texto bacana !

um abraço

walzita disse...

sua opiniao é muito importante para mim...
afinal um poeta ne?

bjs

valeu