Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quinta-feira, setembro 11, 2008

Fitness Cerebral

Memória... palavra originária do latim e pode ser definida como a faculdade de reter idéias, imagens, expressões e conhecimentos adquiridos reportando-nos às lembranças, reminiscências, formando a base de nossa aprendizagem, mas não só isso... a base de nossas vidas...


Por que muitas vezes esforçamo-nos em lembrar algo que tenhamos feito no dia anterior, ou até mesmo horas atrás e nada; as imagens, os fatos não chegam a tona e, no próximo instante conseguimos recordar o que aconteceu há 10 ou 15 anos atrás?!! Já deve ter acontecido isso com você certamente!!




Isso se deve ao fato de termos vários tipos de memória? A ulta rápida cuja retenção não dura mais que alguns segundos; a memória de curto prazo que dura minutos ou poucas horas e serve para proporcionar a continuidade do nosso sentido do presente e a memória de longo prazo que estabelece traços duradouros e dura dias, semanas ou mesmo anos e consolida nosso passado.




Quando me deparo com idosos querendo contar algo e começam a contar, mas param no meio da frase. Eles ficam assustados, envergonhados, angustiados, pois por mais que se esforcem não conseguem pois perderam a memória.



Esta perda está associada a determinadas doenças neurológicas, a distúrbios psicológicos, a problemas metabólicos e, a temerária "esclerose" , já tornou a inimiga deles, sendo a doença mais comum o Alzheimer.

Pensando em tudo isso resolvi ler um pouco sobre esse mal que é, talvez, o triste caminho que tenhamos que percorrer nesta longa estrada da vida!!

Vários fatores podem alterar a memória: estresse, ansiedade, depressão, uso de tranquilizantes, vida sedentária. Até esse ponto tudo ok, pois nada disso nem passa perto de muitos de nós. Mas, continuando a leitura sobre o assunto descubro um outro fator que afeta a memoria de curta duração o "alcool". Isso mesmo!!

Mas calma... para todo problema tem uma solução: não beber... não, isso é muito radical!!


Existem muitas coisas que podemos fazer para melhorar a nossa memória sem medidas extremas apenas nos exercitando, utilizando técnicas mentais, ou seja, devemos estimular a memória, pois os circuitos neurais de nosso cérebro crescem!!

Podemos e devemos utilizar o máximo de nossa capacidade mental, desafiando o novo, aprendendo novas habilidades. Isso não é difícil sabia?

Se você trabalha em um escritório, deve aprender a a dançar...
Se você é um dançarino, deve aprender a lidar com computador...
Se você trabalha com vendas, deve aprender a jogar xadrez...
Se for um programador, deve aprender a pintar ...



Podemos e devemos beber...mas, beber muita água...

Podemos e devemos dormir muito, mas aquele sono que realmente descanse o cérebro...


Podemos e devemos fazer exercícios regularmente. Uma simples caminhada diária é o suficiente.


Eu já iniciei meu processo de estimular o cérebro: esse blog. Está sendo meu "Fitness Cerebral".

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o tema!
quantas vezes paramos e pensamos sobre este tema e chegamos a conclusão que não tem como, é fatal envelhecemos e conosco a nossa memória.Depois de ler sobre este tema, surgi uma esperança.
FIQUEI FELIZ