Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quarta-feira, abril 29, 2009

Quero chorar não tenho lágrimas!!

Tenho muita curiosidade em saber mais sobre "lágrimas"...

Por que algumas pessoas as derramam com facilidade?

De felicidade, de tristeza, assistindo um filme, ouvindo uma música, uma criança querendo um brinquedo ou um doce e não consegue, pelo nascimento de um filho, pela morte de um ser querido, pelo corte feito por uma faca ao cortar algo, são vários momentos.

Lágrimas que nos deixam com o sentimento de perda, que nos provocam sermos mais fortes ou mais fracos.

Um dia resolvi que não mais deixaria que esse líquido saísse de dentro de mim e assim eu o fiz.

É a lágrima somente umas de nossas secreções?

A lágrima ou fluido lacrimal é um líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura (agora fiquei pasma!! então no simples ato de chorar podemos emagrecer??)


Ela é produzida em grande quantidade quando alguém chora.



A lágrima é produzida pelas glândulas lacrimais nas pálpebras superiores do olho humano, mas nos outros animais isso não ocorre??

Cientificamente ainda não conseguiram provar que outros animais que não o homem chore, ou seja, que o líquido vertido pelos olhos deles tenham um sentido de tristeza ou dor, pois obviamente também possuem as glândulas lacrimais.

Curiosamente a expressão popular "lágrima de crocodilo" é usada para dizer que alguém chora sem razão ou por fingimento. Essa expressão não surgiu por acaso e sim devido ao fato que acontece tais animais. Quando o crocodilo come uma presa, ele a engole sem mastigar e nesse ato ele abre a mandíbula de tal forma que comprime a glândula lacrimal localizada na base da órbita fazendo com que os répteis lacrimejem...

A lágrima serve para lubrificar e limpar o olho.

Seria muito simples essa explicação, definição que pode ser encontrada em qualquer enciclopédia ou dicionário, mas para mim continua sendo um grande mistério.

Um comentário:

Roberta Nina disse...

É mesmo, Wal!
Vc não chora... rs!
Quem sabe um dia...

beijooooo, sds!
Nina