Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

segunda-feira, abril 27, 2009

O fantástico mundo do Surf



O surf é um dos esporte radical mais praticado no mundo todo.


Jovens sempre o procuraram de diversas maneiras, eu devo confessar que a filosofia deles é que me atrai, além é claro, da pele bronzeada, do corpinho sarado, do astral dos surfistas entre outras coisas...


Dizem que foi iniciado nas Ilhas Polinesias como brincadeira na verdade, mas ficar em pé em um tronco sobre as ondas estava longe de ser chamado de surf.


Foi introduzido pelo rei Tahito do Havai e que permaneceu em baixa até Duke Paoa Kahanamoku que competiu natação nas Olimpiadas de 1912 em Estocolmo e ganhou medalha de ouro que o mundo inteiro passou a se interessar pelo esporte.

Quem trouxe as primeiras pranchas para o Brasil foram os turistas e eram de madeira e foi evoluindo até as de hoje que são de poliuretano.


Na WCT (world championship tour) competem os maiores surfistas do mundo.



Nesse final de semana tive a oportunidade de apreciar esse esporte em um campeonato em Maresias e fiquei muito impressionada pela forma de competição diferente dos outros esportes, pois o clima é muito amistoso, adorei.


No inicio fiquei boiando, não entendi nada do que o juiz estaria analisando até que fui compreendendo algumas coisas.



Entram no mar 4 atletas e os 2 melhores de cada bateria disputam no final. Cada surfista pode pegar até dez ondas e os juizes pontua as 2 melhores ondas. Ganha quem melhores notas receber.


A prancha é um dos equipamentos utilizados e o tamanho e o formato deve ter relação com as caracteristicas fisicas do atleta.


Nesse campeonato alem das conhecidas pranchinhas que são mais velozes disputaram tambem as Longboards.


Pesquisei sobre elas: Fire Ball Board (Tam: 5'10" à 6'6") são muito utilizadas no Brasil é uma combinação perfeita entre velocidade e projeção, faz manobras muito radicais, rabetas mais utilizadas para este modelo é round squash, swallow e squash. Esta prancha não pode faltar em seu quiver. Small Gun Board (Tam: 6'8" à 7'2") indicada para ondas mais cavadas tem boa projeção e estabilidade na hora do drop (descida da onda) até a finalização de um tubo. Ótima opção para os mares de inverno que quebram ondas mais consistentes. Evolution Fun Board (Tam: 6'4" à 8'5" ) fusão de um Fun Híbrido com uma Prancha, a largura deste design pode variar entre 19" polegadas (48,3 cm) à 21" polegadas (53,3 cm), sua curva de fundo é bem semelhante a uma prancha, tendo a área de bico um pouco mais largo e flutuação bem distribuída do bico até a rabeta, facilita entrar nas ondas. Ideal para quem já tem uma base de surf e quer pegar muito mais onda no meio do crowd. Classic Fun Board (Tam: 7'0" à 8'5" ) é uma prancha para se divertir muito, pôr ter um design de bico mais arredondado e um meio largo que variam entre 20" polegadas (50,8 cm) à 21" polegadas (53,3 cm) , com uma flutuação moderada, bordas mais cheias e fundo mais flat (menos curva), facilita muito ao aprendizado da pessoa que está começando surfar como o que já pega altas ondas, permite ficar em pé mais fácil e faz manobras mais clássicas tanto em ondas pequenas e médias. High Speed Long Board (Tam 9'0" à 9'2" ) para quem procura radicalizar nas manobras como batidas, floaters, rasgadas, normalmente se utiliza medidas mais estreitas no bico e no meio, com menas flutuação.


Outros acessórios são tambem essenciais como o Leash (a famosa cordinha) que é amarrada no calcanhar do surfista e prende este na prancha e a parafina que é passada sobre a prancha para segurar os pes dos surfistas durante a onda.



Mas esses equipamentos não são sufientes para um bom desempenho é necessário algo muito mais do que tudo isso. Coragem para desafiar as ondas. Muita adrenalina!



O mercado do surf é um ótimo negócio, não somente para a moda como tambem para o cinema entre outras coisas.


O locutor do evento foi um amigo nosso e aprendi algumas palavras que definem as manobras como: Rasgada que é quando o surfista joga a rabeta da prancha para frente e vira o corpo para onda, Aerio que é quando o surfista decola sobre a onda e retorna com perfeição, Cavada quando o surfista vai até embaixo da onda e sobe para realizar uma manobra, tubo que já foi a principal manobra do surf que é quando o surfista fica dentro da onda, no meio do tudo, 360º que é a manobra em que o surfista dá uma volta completa com a prancha na onda, cut Back que é quando o surfista adianta na onda e volta para dar a manobra na parte crítica e o floater em que o surfista faz a manobra sobre a crista da onda.



Olha é preciso ter um dicionário do surf para poder conversar com esses atletas. Acordam falando das ondas e vão dormir falando delas...


Infelizmente, para todos o mar no sábado e domingo estava flat e nem todas essas manobras puderam ser realizadas e olhe que Maresias é um dos picos preferidos dos surfistas aqui no Brasil, mas dizem que o arquipelago de Fernando de Noronha é o nosso Havai que é o lugar mais conhecido do mundo para a prática desse esporte, sendo que a Indonésia é o point mais novo do surf e a Austrália hoje é a maior naçao surfista do mundo.



Parabéns Dieguito pela colocação no campeonato, obrigada pelo convite e adorei poder ver você nessa Vibe. Essa é minha homenagem para você, viu?

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha ela ae...kkk

adorei a materia e o comentario, animal a mais nova gata do surf !!ela so nao contou que no começo da trip ela ficou p.. da vida pq nos ficamos dentro do carro ate o dia clarear p nao pagar uma diaria a mais na pousada ....coisa de surfista sempre no perrengue!! mais valeu ver ela mal humorada!!kkk...bjao walzita adorei a materia..aloha!!

Roberta Nina disse...

Sei... vc ficou analisando os rapazes, que eu tô ligada! Rss...

beijooooo, sds!

Unknown disse...

Nhaiii que tudo ver vc assim escrevendo o que na verdade é a mais pura verdade momentanea pq eu tbm estou de camisolinha, por falta de sei lá o qe mais enfim, precisamos ficar um pouco em casa só FERVO faz com qe deixamos de aproveitar os bons momentos que uma camisolinha no meio da noite pode nos oferecer kkkkkkk, saudades amiga te amo muito!