Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, abril 12, 2009

Unidades

No Brasil os ovos de galinha são vendidos por dúzia, já no Peru são comercializados por quilo.

O que é uma unidade de medida? Na wikipédia unidade de medida é uma quantidade específica de determinada grandeza física usada para servir de padrão para outras medidas.

Qual o critério para escolha de tais unidades de medida?

Por que carne é por quilo, laranja é por dúzia, pão por unidade? Muito embora, em vários estabelecimentos o pãozinho já passou a ser vendido por quilo e, que nesse caso é muito mais coerente, pois o português da esquina da padaria que eu compro pode ser mais safado que o português da padaria que você compra e poderia fazer um pão muito pequenininho, não é mesmo?

O sistema de unidades de medida foi criado, justamente, para evitar problemas no comércio, pois antigamente cada país ou região, tinha o seu próprio sistema de medidas, baseado em unidades imprecisas e, muitas vezes arbitrárias, utilizando o corpo humano, como por exemplo: palmo, pé, polegada, braça, côvado.

Imagine a dificuldade em comprar ou vender produtos cujas quantidades eram expressas em unidades de medida diferentes , por exemplo, eu vender um "palmo" de sal com minha mãozinha misúscula e um homem de 1,82m de altura verder o "palmo" de sal?

Em 1789 Academia de Ciências da França criou o Sistema Métrico Decimal e, posteriormente, muitos outros países adotaram o sistema, inclusive o Brasil, aderindo à "Convenção do Metro".
O Sistema Métrico Decimal adotou, inicialmente, três unidades básicas de medida: o metro, o litro e o quilograma.



Com o desenvolvimento tecnológico tais unidades vão ficando cada vez mais precisas e o Sistema Métrico Decimal foi substituido pelo Sistema Internacional de Unidades - SI, e sua adoção foi obrigatória em todo o território nacional.


Tem-se várias unidades de medidas: comprimento, área, capacidade, densidade, energia, força, massa, peso específico, potênica, pressão, viscosidade, volume e unidades elétricas.

Nenhum comentário: