Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

segunda-feira, abril 13, 2009

Eram os Deuses imigrantes?

O que é imigração e migração?

No primeiro vocábulo pode se dizer que é qualquer movimento de entrada em um determinado país com o intuito de fixar residência e ou trabalhar o que, obviamente, não deve ser confundido com a figura do turista, nem do nômade.

Já o outro vocábulo seria os movimentos de pessoas de uma região para outra ou de um lugar geográfico a outro dentro de um mesmo país, também com mudança de residência.

Os meus avós, os teus e de muitos eram imigrantes e desembarcaram no Brasil com os corações esperançosos de uma vida de melhor qualidade e enriquecimento rápido.

Deixaram suas terras natal: Itália, Portugal, Japão e, muitas vezes, suas famílias e procuravam fixar suas residências aqui no Brasil.

A questão financeira na maioria dos casos foi a grande responsável dessa vindas, mas o motivo principal não deixava de ser uma iniciativa pessoal, espirito guerreiro, aventureiro.

Meu avó veio da Itália e, chegando aqui, trocaram o seu sobrenome logo na entrada, quando da emissão da documentação de imigrante e, ele com medo de não permitirem sua permanência em terras brasileiras, nada reclamou e nós seus descendentes de sobrenome Bianco passamos a ser chamados de Branco e, por isso, muitas pessoas, atualmente, entram em meu orkut pensando ser parentes e na verdade não são, pois minha família é extremamente pequena, com poucos descendentes.

Fico pensando se não fosse esse espírito de aventura toda minha vida, nossa vida e sua vida seria diferente.

Considero mesmo tais imigrantes como grandes Deuses poderosos. Eu sempre fui muito covarde, nunca pensei em deixar meu país que eu amo muito e minha família para aventurar-me em um país distante, com cultura diferente, clima também diferente.

Hoje, muito dos brasileiros acabam deixando o Brasil e procuram países como EUA, Canadá e Austrália, exatamente,atrás de tudo isso que eu não tenho coragem de procurar fora. Não tenho inveja, ao contrário admiro muito essa iniciativa.

Nenhum comentário: