Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quinta-feira, novembro 04, 2010

Vocabulário fora de série


Como todos sabem o vocabulário da língua portuguesa é um levantamento de palavras, grafias, classe gramatical, além é claro, indica a classe social , a cultura do povo brasileiro e é extenso, rico.


Esse vocabulário, muitas vezes, deixa-me espantada, pois é fora de série.
Na verdade é fora de todos os padrões, pelo menos os meus padrões e, é preciso ser do "gueto" da "tribo" para entender o que as pessoas querem dizer.


Apresento a seguir algumas palavras ou frases e pergunto se elas tem algo a ver com você, pois acho que estou ficando muito, mas muito velha mesmo, pois não consigo absorver e nem colocar no meu dia a dia:


-"Qual que é do moio?" (= quer saber o que está acontecendo)

-"Suave!" (=está tudo tranquilo)

-"Mano" (=amigo, camarada)

-"Cada cachorro que lamba sua caceta!" (essa nem sabia o que quer dizer e ouvi no Tropa de Elite 2)

-"Irado!" (=coisa muito boa, muito legal)

-"Fogi dos homi" (=fugir da polícia)

-"É sangue nos zoio" (= pessoa muito ruim de caráter)

-"Mande um salve pra rapaziada" (= um abraço)

-"Pisante" (=sapato)

-"Truta" (= pessoa legal, irmão)


A lista é enorme, mas vou parar por aqui...

Nenhum comentário: