Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quinta-feira, novembro 18, 2010

Um livro tem memória?

Esse livro que estou lendo tem e segundo The new York Times "Geraldine Brooks prova que todo mundo é uma página. Até você e eu...

E assim também pensa a Hanna.

Quem é Hanna? Explico: é uma cientista australiana restauradora e conservadora de livros que está estudando um manuscrito com mais de 500 anos sobrevivente das fogueiras da inquisição, perseguições e guerras e ainda do anti semitismo.


Esse livro conta a estória do povo Judeu, o exodo a vida das famílias judias.

O nome do livro ou manuscrito é Hagadá de Sarajevo, mas o nome do livro que estou lendo é " As Memórias do Livro" de Geraldine Brooks que foi vencedora do pulitzer de ficção.

O que me atraiu na escolha da leitura de tal obra é que a tal cientista estuda alguns enigmas , detalhes que se encontram nas páginas, como por exemplo, um fragmento de uma pena, uma asa de inseto, uma mancha de sangue ou vinho, um cristal que poderia ser NaCl oriundo do mar, mas de qual oceano? Um pelo branco.

Cada evidência dessas remete-nos a estórias diferentes em momentos diversos da história (passado) conflitos relacionados à religião, com a estória (presente) de Hanna na verdade um pouco fora da realidade devo declarar, pois ela se mostra um tanto liberal por ser uma cientista, mas tudo bem.

Vale a pena a leitura e está faltando pouquíssimas páginas para eu terminar a minha.

Nenhum comentário: