Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sábado, outubro 31, 2009

Amores Possíves

As pessoas gostam de estórias de amor, dessas bem açucaradas e, para comprovar isso, estão à disposição as novelas como também escritores (as) que tornaram famosos (as) com romances superficiais recheados de lugares comuns e que são best sellers ficando anos nos primeiros lugares em venda. Sorte daqueles autores (as) e pobres de seus leitores que continuam acreditando em encontros possíveis.

Regina Herzog em uma palestra que assisti "Relações amorosas e encontros impossíveis" explica bem como isso funciona, pois o amor romântico é impossível. Hoje ficamos ao invés de estarmos e tentamos aproveitar o momento.

Talvez, esse gênero faça sucesso, pois temos um olho no século XXI e outro no século XVIII ou XIX.

As relações mudam ao longo do tempo e ela diz que não existe uma fórmula que poderia ser utilizada para que esse romance desse certo e, deveríamos inventar a nossa formula para realizarmos nossos desejos, nossas fantasias para o encontro ser possível.

Bárbara Delinsky é uma escritora da Nova Inglaterra que escreveu livros como: Mais que amigos, Juntos na Solidão, Sombras de Grace, Três desejos, A Estrada o Mar, Uma mulher Traída, Lagos da Paixão, Chance de ser feliz, O último refúgio, Uma mulher misteriosa, Pelo amor de Pete, entre outros e os dois que citarei abaixo. Se tem todas essas obras é por que tem um público considerável, certo?


Então, penso, refugiamo-nos em telenovelas e em romances como "O Vinhedo" e "Para Minhas Filhas" de tal autora, por exemplo.



Cito esses pois, li o primeiro "O Vinhedo" e, apesar de não gostar desse gênero, estava em busca de entretenimento, de algo leve que eu pudesse ler durante meu processo de recuperação da cirurgia e acabei gostando, mas cai na besteira de ler o outro "Para minhas Filhas" e fiquei com ódio, pois a autora utiliza, praticamente, a mesma trama o que muda é o cenário, mas fui tomada pela estória e acabei entendendo o por que de tanto sucesso dessa escritora e de outras (os).

No primeiro romace a personagem principal apaixona-se por um vinicultor que vivia em um mundo totalmente diferente do dela. No segundo a mesma coisa ocorre, ou seja, as personagens principais mãe e filha apaixonam-se por jardineiros e elas são milionárias, ou seja, os amores impossíveis que dão certo para o deleite dos leitores com essa expectativa.

Mas por que os encontros são impossíveis?

A psicanálise explica isso utilizando de mitos para entender esses comportamentos.
Narciso e Eko o primeiro que se ama demais e a outra que ama o outro demais.

Preciamos estabelecer um equilibrio dessas neuroses para tornar o Amor Possível. Difícil né, então, continuemos aos romances melosos...

Nenhum comentário: