Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sábado, outubro 03, 2009

Masoquismo Feminino/Masculino


O Masoquismo é uma tendência pela qual uma pessoa busca prazer ao sentir dor ou imaginando sentir dor, por si mesma ou através do outro.

A denominação Masoquismo define o prazer sexual relacionado com o desejo de sentir dor no corpo, mediante a humilhação e dominação e tal prazer não advém exatamente da sensação corpórea de dor, mas sim de uma situação de inferioridade perante o parceiro sexual. Ser humilhado, espancado, atado, amordaçado, açoitado, chicoteado, receber sobre si mesmo fezes ou urina do parceiro, rastejar, latir como um cão, até mesmo, sentir excitação sexual pela privação de oxigênio, ou qualquer outra forma que o submete ao sofrimento, sendo que com o tempo o masoquista tende a potencializar a periculosidade do sofrimento, podendo até morrer.

Quem tem mais tendência ao Masoquismo? O homem? A mulher?

Bem, a mulher é, em civilizações ocidentais e orientais, culuralmente educada para ser submissa ao homem. O homem goza batendo e mulheres gozam apanhando ou sendo espancadas.

Estão aí para comprovarem as diversas delegacias de mulheres com casos e mais casos de espancamentos, violências por parte dos parceiros masculinos.

Qual o momento da brincadeira ou fantasia sexual transforma-se em patologia ou doença?

O psiquiatra alemão Krafft-Ebing criou, em 1869, o neologismo "masoquismo" para homenagear Masoch por haver descrito em detalhes "esse tipo de sentimento da vida".

Freud ocupou-se do conceito de Masoquismo trabalhando a questão a partir das fantasias eróticas de homens, caracterizadas pela procura de alvos passivos e ele estudou a temática dizendo que a origem vem tanto de meninos quanto em meninas. Segundo ele, o Masoquismo, em suas formas, encontra-se presente tanto em homens quanto em mulheres.

Logicamente esse tema é muito vasto, mas a pedido escrevi algumas observações.

Nenhum comentário: