Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, março 25, 2012

Que país é aquele?





Sábado a tarde e um programa grátis no coração de São Paulo - Centro Cultural do Banco do Brasil.
Oportunidade de conhecer um povo, uma cultura ímpar - Índia, pois qual seria a chance de um dia eu conhecer? Uma em um milhão?.
Não pude deixar de fazer o comentário que é título dessa postagem: "Que país é aquele?
Religiões tem várias: Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Cristianismo, Judaísmo, Jainismo, Sikhismo (essas duas últimas nem sabia que existiam) e ia esquecendo o Zoroastrismo (nem sei direito do que se trata).
País colonizado pelos Britânicos e independente somente em 1947, seguindo os preceitos de Gandhi, ou seja, uma resistência não violenta - desobediência civil;
Na exposição tinha algumas fotos dele que abandonou tudo seu diploma de direito obtido em Londres para pregar suas idéias e tinha foto dele na cadeia tembém e de um dos seus mais famosos seguidores Nehru (acho que é assim que se escreve).
Quanta pobreza...Quanta ignorância... Quantos analfabetos... Quanta desnutrição...Quanta gente...

Uma população de mais de um bilhão de pessoas falando quase 1700 dialetos, apesar de que, a língua oficial ser o hindi, o inglês ocupa muito espaço nos negócios e o sânscrito é a língua mais clássica.
Sinto como se todos vivessem em um verdadeiro caos de sentimentos, comportamentos.
Um caos total... Uma loucura...
Cenas do cotidiano acabam por chocar qualquer um, principalmente, aqueles banhos no Gange e deve ser um cheiro horrível.
Homens semi nus andando pelas ruas vestindo apenas um trapo como sunga ou fralda e barba sem fazer, cabelos compridos e com aspectos sujo.
E aquelas castas? Acho que nem morando lá iria entender tudo.
Aqueles casamentos arranjados. Deve ser muito triste ser obrigada ou obrigado a fazer aquilo que não queremos.
Pelo que entendi as cidades mais desenvolvidas são Bombain, Dehli e Calcutá.
É uma república democrática e sei que tem um presidente, na verdade é uma Presidente chamada Pratibha Patil.
O que me encanta são os Sáris (vestimentas utilizadas pelas mulheres) que cores lindas, brocados, tecidos maravilhosos que são também utilizados na decoração. Já os homens são os Dhotis, mas alguns vestem-se como os ocidentais. Uma mistura total!
Paisagem diversificada com Templos espalhados de outros séculos misturados com construções mais modernas e ainda tem o Himalaia que são montanhas mais altas do planeta.
O que gostei muito de ver são os tipos de dança que exaltam o ar, o fogo, a terra, a água e o céu.
Tinham uns clipes com fones de ouvidos para podermos conhecer um pouco toda essa arte.
E conheci um pouco mais também a indústria cinematográfica Bolywwod como é conhecido e acabei assistindo sete trechos de filmes.
Vale a pena conferir!

Nenhum comentário: