Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, março 11, 2012

Cassandra Rios e a Diversidade hoje



Comemorei o Dia Internacional da Mulher desse ano com muita cultura, explico:



Fui a um Sarau e para quem não sabe é um evento cultura que pode reunir declamação de poesias, leituras de textos música e, geralmente, realizado em um local particular, uma casa,



Nesse caso foi realizado na Casa das Rosas na Avenida mais linda da cidade de São Paulo, sim clarona Avenida Paulista.



A Editora Brejeira Malagueta estava lançando o livro Garota Atrevida de uma escritora carioca chamada Karina Dias que escreveu também Aquele dia junto ao mar.



Não li nenhum dos dois e pela leitura que a escritora fez no sarau podemos claramente perceber que o título tem a ver com as peripécias da protagonista que é nem sabia que era Lésbica.



Essa editora é dedicada a obras das diversidades sexuais femininas e no evento outras escritoras também leram suas poesias e editoriais de sites que tratam do mesmo assunto.



O que mais me impressionou nesse sarau foi uma mulher (não lembro o nome) e foi falar sobre Cassandra Rios nascida no Rio de Janeiro como Odete Rios.



Essa senhora estava linda vestidda com um Sári (acho que é essa a grafia) e que depois comentou ter 72 anos (não aparentava mais que 60 anos). Ela disse que essa escritora escreveu mais de 68 livros (até agora ainda não tive a oportunidade de ler, lerei com certeza) e eve uma livraria na Galeria do Rock nos anos sessenta. Foi perseguida pela ditadura militar, pois classificavam sua obra como subversiva, unicamente, devido a preconceito devido ser de cunho lésbico.



Ela narrou também que se não fosse a Eloisa Erundina ela teria morrido sem assistência e dignidade. Um horror! O mais surpreendente é que ela faleceu em 08 de março de 2002.



Alguns livros: A Tara, Tessa, A Gata, Volúpia do Pecado, A Paranóica, Muros Altos, Uma Mulher Diferente, Cabelos de Metal, Borboleta de Metal, A Noite tem mais luzes, Nicoletta Ninfeta.



Se alguem tiver algum, por favor empreste-me!



Nenhum comentário: