Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

segunda-feira, julho 18, 2011

Vinhos Portugueses

Quinta feira passada tive a oportunidade de experimentar um vinho tinto português chamado Dona Ermelinda.

O único vinho português que eu já havia tomado antes desse foi o Periquita e realmente, havia esquecido que tinha essa proced~encia, embora tal vinho me agrade muito.

O tinto Dona Ermelinda foi produzido na Casa Ermelinda Freitas em Portugal e estão na quarta geração de produção vinícula, na região de Fernando Pó e tem recebido muitos prêmios.

Esse vinho passou por uma fermentação (como não poderia ser diferente) mas em cubas de inox, e claro, não pode deixar de ficar pelo menos 6 meses em barril de carvalho Francês, denotando ao vinho o aroma de madeira.

Dona Ermelinda é um vinho tinto com taninos complexos, mas redondos, provocando um sabor prolongado e agradável na boca.

E a cor? Sua coloração é de um vermelho profundo. E o sabor? Uma delícia... de frutas vermelhas.

O teor alcólico é uma coisa que sempre verifico e esse tem 14º e, se você tomar a uma temperatura de 18 º, com certeza ficará perfeito, sendo que eu harmonizei com bife ancho (aquele contra filé tirado da costela muito saboroso grelhado)e uma salada de folhas verdes com molho gorgonzola.

Pesquisei as várias regiões produtoras de vinho em Portugal: Alantejo, Valpaços, Madeira, Bucelas, Colares, Carcavelos, Setúbal, Algarve.

Quem sabe um dia conhecerei uma dessas regiões ou algumas de suas vinículas!!

Apesar de Portugal não estar entre os maiores produtores de vinho é um dos países que mais tenho vontade de conhecer na Europa, depois da Itália, afinal sou neta de italianos por parte de mãe, mas de portuguesa por parte de pai.

Saúde e Deus abençoei minha vontade de viajar!

Nenhum comentário: