Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

segunda-feira, agosto 24, 2009

Nossa! escápula, bursa, articulações...



Como um ombro faz falta na vida de uma pessoa e não estou falando daquele ombro amigo e sim parte física de nosso corpo.


Devido a uma irregularidade no piso, sábado último, levei um escorregão. Pode rir! Tremendo mico!! Senti vontade de aproveitar que estava no chão e enterrar-me.

Não sabia que um tombinho como esse causaria tanto estrago e dor, pois na hora não senti quase nada e chegando em casa deixei cair bastante água quente (um grande erro que depois o médico explicou que eu deveria ter colocado gelo!!). Dormi, mas quando tentei levantar no domingo quase vomitei de tanta dor que senti.

O que chamamos de ombro é, na verdade, um conjunto de articulações que se combinam com tendões, músculos e bursas que são sacos cheios de líquidos ao redor dessas articulações para permitir um maior número de movimentos do braço que vão desde coçar as costas até fazer um arremesso perfeito.

Esses tendões são como cabos que conectam com músculos a ossos ou a outros tecidos. O rompimento de tendões podem resultar de lesões agudas e acredito que é a pior parte do corpo para lesionar.

Uma outra vez que cai e machuquei o ombro fiquei bem uns 4 meses sentindo dor e isso por que me disseram que é comum aparecer a memória da dor, que, mesmo após a recuperação da lesão, faz com que toda a estrutura trave e se contraia, tentando evitar a dor.

Existem diversas formas de lesionar o ombro e, no meu caso, foi um impacto e, segundo o ortopedista de plantão que me analisou disse que não ocorreu fratura, mas sim uma luxação ou distensão muscular não sei direito, pois os médicos falam outro idioma diferente do nosso que somos seres humanos comuns.

O problema é que todo o movimento do braço está diretamente conectado à escápula que é um osso chato que se encontra nas costas. Na escápula tem uma pontinha saliente na parte superior sobre o ombro quase na articulação e, quando o ombro está elevado, essa pontinha vai deslizar à frente podendo pinçar o nervo ou o tendão que passa por baixo dela indo em direção ao braço. Esse pinçamento ou compressão, poderá trazer lesões e acho q com a pancad foi isso que deve ter acontecido.

O médico receitou um relaxante muscular e um anti-inflamatório e recomendou que eu ficasse sem treinar durante pelo menos uma semana.
Vou obedecer pois pelo que eu li a respeito de lesões nessa região a coisa não é brincadeira não e não quero ter consequencias mais graves.


Nenhum comentário: