Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sábado, outubro 11, 2008

Psico... psico o que? psiqué?




Pode até parecer loucura minha, aliás não deveria ter colocado esse termo nesse texto!!! mas eu nunca havia pensado o por que uma psicóloga escolhe essa carreira.


Analisando a Silvaninha que trabalha comigo, pude entender melhor tal escolha e perguntei para ela e a resposta foi a seguinte: " Interesse no ser humano em profundidade, e suas relações com ambiente físico e social. Aprendo muito, inclusive o respeito pelo outro convivendo com suas diferenças. Sou uma pessoa sempre pronta para ouvir e ajudar o outro".

Pelo interesse dela concluo que todos deveríamos ser um pouco psicólogos, falta esse respeito de todos por todos, então, resolvi, aprofundar-me um pouco mais nesse tema.

Fui buscar a definição de psicologia como ciência : "Estuda o comportamento humano e seus processos mentais, o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, passando pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência - psique = alma + logos = razão ou conhecimento.

Os filósofos deram o pontapé inicial nesta instigante investigação da alma humana:


Sócrates (469/ 399 a C.) dizia que a principal característica do ser humano era a razão – aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.




Platão (427/ 347 a C.) discípulo de Sócrates, conclui que o lugar da razão no corpo
humano era a cabeça que era a ligação entre mente e corpo.






Aristóteles (387/322 a C.) discípulo de Platão entendia corpo e mente de forma integrada, e percebia a psiqué como o princípio ativo da vida.




Durante a "era cristã" todo conhecimento era produzido e mantido a sete chaves pela Igreja e, em 1649 René Descartes filósofo francês publica Paixões da Alma, reafirmando a separação entre corpo e mente. Pensamento que dominou o cenário científico até o século XX, sendo que no final do século XIX, os acadêmicos da época distanciam a Psicologia da Filosofia e da Fisiologia, dando origem ao que se chamou de Psicologia Moderna e os comportamentos observáveis passam a fazer parte da investigação científica em laboratórios com o objetivo de se controlar o comportamento humano.

É neste cenário investigativo que surgem três correntes teóricas: o Funcionalismo, o Estruturalismo e o Associacionismo e depois surge o behaviorismo , ou seja, para cada resposta comportamental existe um estímulo; o gestaltismo que nega a fragmentação das ações e processos humanos, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade, resgatando as relações da Psicologia com a Filosofia e, após isso,


a Psicanálise teoria elaborada por Sigmund Freud(1856/1939) recupera a mportância da afetividade e tem como seu objeto de estudo o inconsciente.

A Psicologia hoje contribui em várias áreas de conhecimento, possibilitando cada área uma gama infinita de descobertas sobre o homem e seu comportamento, ou sobre o homem e suas relações. São elas: Psicologia Experimental; Personalidade Clínica; Desenvolvimento; Organizacional; Educação; Aprendizagem; Esportiva; Forense e Neuropsicologia.

Uma pergunta não quer calar: Você já sabe a área que atuará após sua formação? Não importa... Seja qual for sua escolha, acrescento que você escolheu o curso correto... dia a dia te observando acredito que ganharemos uma excelente profissional, pois seu caratér é firme e forte não se deixa envolver por "besteirinhas" e a humanidade era apenas ganhar e muito e eu nesse convívio já estou ganhando.

Boa sorte para todos!!

Nenhum comentário: