Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quinta-feira, outubro 09, 2008

Onicofagia

As unhas esmaltadas de vermelho, pink ou francesinha são motivos de uma certa inveja para quem tem o hábito de roer as unhas. Imperceptível, talvez pelos outros , mas motivo de constrangimento para quem sente.
Os onicofágicos tem muita vontade de conquistar um tamanho ideal de unhas para esmaltar da mesma maneira, mas parece que quanto mais admira mais distante seu objetivo.

Algo incontrolável acaba forçando a comer as unhas até torná-las um sabugo, isso quando não sangra. Esses roedores quando na função roem roem, e os olhos fixos em algum ponto, nem eles sabem dizer onde.

Apelidamos uma amiga de "capacetinho" isso devido ao formato de seus dedinhos, pois de tanto roer as unhas, seus dedos são parecidos com mini capacetes de motoqueiros. Muitos ironizam a situação das mãos delas questionando se a situação dos dedos dos pés é semelhante de suas mãos. Ela ruborizada e com um meio sorriso nem consegue responder a pergunta.


O que provoca esse mecanismo de destruição das unhas?

Seria um desequilíbrio mental que transforma os dentes em uma arma?

A ONICOFAGIA é a definiçao para o ato de roer unhas compulsivamente e, segundo especialistas, é um sinal de ANSIEDADE.

Esse vício pode desencadear doenças no tubo digestivo e a saliva é uma grande fonte de bactérias, sendo que o constante contato com os dedos predispõe a infecções. Os dentes também são prejudicados, principalmente, quando esse hábito ocorre em crianças, o que é muito comum, acompanhando até a vida adulta.

Mas o pior ainda está para ser contado: o hábito pode provocar um cancêr de pele que aparece debaixo da unha, segundo um dermatologista que agora não lembro o nome. Sem querer apavorar, mas você sabia disso? pois é então pense bem...

O tratamento mais indicado para acabar com essa "roeção" é um tratamento dermatológico associado ao psicológico.

Não fique aí parado roendo essas unhas enquanto está lendo este texto...
Ahhh!!! Ia esquecendo-me... Sabe a "capacetinho" que citei acima? pois é, essa minha amiga chama-se Elaine e posso dizer que ela (por enquanto!!) é uma exceção, pois conseguiu superar a necessidade de roer suas unhas, sem acompanhamento psicológico e dermatológico e sim por determinação e força de vontade pessoal.
Não posso deixar de dar-lhe meus Parabéns!!

Nenhum comentário: