Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

segunda-feira, julho 22, 2013

Um pouco de Renoir ele próprio e o filme

Assisti o filme Renoir de Gilles Bourdos com Michel Bouquet interpretando, magnificamente, o papel do pintor. 

Esse filme retrata apenas uma parte da vida dele, ele já idoso havia perdido sua mulher e com problemas de artrite e acaba sendo despertado por Andree (Christa Theret)  uma jovem muito bonita sua musa inspiradora e inspiradora também de seu filho Jean que volta da Primeira Guerra Mundial manco e mais tarde se tornará um cineasta de renome (na vida real).

Para quem não gosta de filmes parados não vá assistir, eu particularmente achei muito linda a Cote d'Azur com todo cenário bucólico da obra impressionista dele, mas é uma estória bastante superficial com algumas frases significantes.

Segundo sua Biografia Auguste Renoir começou pintando porcelana e no filme tem uma cena interessante sobre esses seus trabalhos na porcelana e foi essencialmente impressionista, aliás um dos meus preferidos junto com outros dois que não vem ao caso agora.

No filme tem várias passagens dele elogiando Ticiano que foi um dos mais versáteis pintores italianos renascentista pois era bom em retratos ou paisagens. Ele dizia que as obras desse pintor dava vontade de saborear, tocar e queria que as suas provocassem a mesma coisa.

Algumas cenas me emocionaram muito, como por exemplo ele não querer gastar suas minguadas energias se esforçando para andar devido as dores alucinantes que ele sentia.

Algumas obras dele são apresentadas abaixo e escolhi As Banhistas pois no filme fiquei sabendo que foi seu último quadro:
  Mulher com sombrinha (1867)
- O Camarote (1874)
- Le Moulin de la Galette (1876)
- Madame Georges Charpentier e suas filhas (1878)
- Remadores em Chatou (1879)
- Elizabeth e Alice de Anvers (Les Demoiselles Cahen d'Anvers - Rose et Bleue) (1881)
- A dança em Bougival (1883)
- Mulher amamentando (1886)
- As grandes banhistas (1887)
- Menina com espigas (1888)
- Menina jogando criquet (1892)
- Ao piano (1893)
- Odalisca (1904)
- Retrato de Claude Renoir (1908)
- Banhista enxugando a perna direita (1910)
- No terraço

Fica aqui minha dica para ver o filme e as obras do Renascentistas no CCBB




Nenhum comentário: