Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

segunda-feira, julho 15, 2013

Os Miseráveis (de Walcyr Carrasco)

Descobri algo incrível e quero compartilhar com vocês:

A obra OS MISERÁVEIS de Vitor Hugo foi publicada em 1862 e no mesmo ano teve transcrição em jornais cariocas e 10 MIL EXEMPLARES em tradução foi lançada em Maranhão!! 

Isso por que nem tinha essa tal de Globalização e essa tal de Internet...

Como isso foi possível? Essa é a pergunta.

A minha resposta (não sei se o raciocínio está correto) é que na época era chique o pessoal mais abastado estudar na Europa, daí alguns escritores escreverem sobre a obra quase que simultaneamente.

Bem, de qualquer maneira quero dizer que em 2012 a obra completou 150 anos e como sabem é um clássico.

Por que é considerada clássica? 

Em minha opinião é por que as personagens criadas por Vitor Hugo sobrevivem a passagem do tempo: pobres, ricos, prostitutas, padres, criminosos, policiais, trabalhadores, desocupados, tudo isso.

Resolvi ler uma adaptação feita por WALCYR CARRASCO sim ele mesmo, o autor da novela da globa Amor à Vida.

Pelo que li parece que ele conseguiu fazer de uma maneira especial, mantendo toda a emoção, suspense e talento da história original. 

Reconta de uma forma simplificada e mantem um diálogo com o leitor, pois como sabem o romance não segue uma Cronologia Linear (lembra do filme? com muitas idas e vindas?)

Eu só sei que eu peguei o livro para ler e em uma sentada, ou melhor uma deitada li mais do que a metade.

Fica aqui minha dica.

Estou muito curiosa para ler a estória toda de Jean Valjean, Fanttine, Cosette e Maius entre outros e reviver tudo que amei assistindo a última versão do filme com o bonitão do Volverine.

Nenhum comentário: