Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

segunda-feira, julho 15, 2013

Bette Davis e Eu

Não podia deixar de escrever sobre uma peça de teatro imperdível chamada Bette Davis e Eu. 

Uma comédia hilária com Wilson Santos no Papel de Bette Davis e Flávia Garrafa interpretando a escritora. 

A estória gira no dia que a mito de Holywood a ganhadora de vários Oscars foi jantar na casa de uma escritora chamada Elisabeth Fuller e vai ficando, ficando, ficando.

 Eu não conhecia o ator nem a atriz, mas ambos com uma performance impecável. 


Quero utilizar esse espaço para deixar como dica para assistir os filmes da magnífica Bette Davis: Jezebel (inclusive na peça eles falam muito sobre esse filme), A Malvada, A Rainha Tirana, A Estranha Passageira, Escravos do Desejo, onde ela era famosa por interpretar personagens antipáticas, maldosas. 

Eu lembrava de alguns que eu assisti há muitos anos atrás, mas resolvi assistir todos, ou pelo menos alguns que tem na locadora perto de minha casa.

RAINHA TIRANA : Bette Davis é Elisabeth I da dinastia Tudor da Inglaterra e ela está espetacular fora o figurino que é esplendoroso, mas não está tão maldosa como eu esperava e que era peculiar nos filmes que ela atuava. Nesta estória que retrata muito bem os costumes da época ela sente algo pelo Walter Raleigh que ela nomeia cavalheiro e muito coisa acaba acontecendo e retrata bem a solidão que está rainha sentia, a doença que fez ela perder cabelos. 

A MALVADA que por incrível que pareça nesse filme ela não é a malvada e sim uma pessoa que ela ajuda que quer roubar tudo que é dela, inclusive seu lugar no teatro.

MULHER MARCADA um filme de 1937 ela é a Mary Dwight, anfitriã de uma boate de New York, mas o clube foi comprado por um mafioso, Johnny Vanning. Nesse filme, um dos primeiros que ela atuou mostra uma outra face dessa grande atriz ela consegue dominar a ação e contracena com Humphrey Bogart que é David Graham, um advogado sério que quer colocar o mafioso atrás das grades. È uma na história verídica baseada em Lucky Luciano, que foi preso por causa do testemunho de várias prostitutas.

A SERVIDÃO HUMANA   estrelada por ela e Leslie Howard interpretando Philip Carey um homem com um defeito físico (era manco) que inicia sua carreira como pintor em Paris mas um crítica diz que ele não tem talento e resolve estudar medicina. Ela está insuportavelmente maldosa e sem moral ao ponto de ser indicada ao Oscar e ele é um poço de bondade, generosidade que chega deixar agente irritada. Esse filme é muito atual e foi refilmado em 1946 e em 1964 nessa época com a Kim Novak. O final como diz na contracapa do dvd é surpreendente e fica aqui a minha dica para 81 minutos de olhos pregados na tela.

NASCIDA PARA O MAL: nesse filme ela rouba o marido da irmã. Requintes de maldade da famosa artista de Holywood.

The Private Lives of Elizabeth and Essex um filme americano de 1939 com ela e Errol Flyn. Uma estória de amor muito linda entre dois poderosos. Ela a rainha da Inglaterra e verdadeira dona do trono ele inteligente, viril, estrategista, descendente de Henrique IV mas arrogante e orgulhoso. Ela bem mais velha do que ele e cheia de angustias prórprias de uma mulher , embora seja a mulher mais poderosa do país. Sabemos o final da estoria mas mesmo assim queremos que o final seja outro.

O ANIVERSARIO nesse filme ela está esplendorosamente má no papel de uma mãe extremamente dominadora que destroi a vida de todos os filhos. Muito bom.

MULHER MALDITA (título original em ingles ANOTHER MAN'S POISON) mas de todos esse foi o que eu menos gostei. Não pela interpretação dela que faz o papel de uma escritora e que mata o marido, mas pela estória em si, não que não seja dinâmica, mas é pura Maldade com requintes de crueldade que já não aprecio muito Mesmo assim acredito que vale a pena assistir, ressalto que é em preto e branco

Ainda preciso assistir Jazebel e E o que terá acontecido com Baby Jane? Na locadora não tem, quem souber onde encontrar por favor me avise.

Nenhum comentário: