Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, novembro 30, 2008

Mariam Laila Lela

Notícia: Outubro de 2008 autoridades paquistanesas deram prazo até domingo para que os refugiados afegãos retornassem a seu país. A maioria dos refugiados está em situação irregular, muitos atravessaram ilegalmente a fronteira.

Acabei de ler o livro "A Cidade do Sol" de Khaled Hosseini o mesmo autor de "O Caçador de Pipas".


Khaled nasceu em Cabul capital do Afeganistão e é embaixador da UNHCR - Agência das Nações Unidas para Refugiados. (http://www.unrefugees.org/)




A Cidade do Sol é a estória do cotidiano do Afeganistão de quatro décadas (de 1959 até 2003) de vida de duas mulheres Laila e Mariam.

São emoções humanas brotando página após página com detalhes da luta pela sobrevivência na cidade de Cabul em um país devastado pela guerra.

Lela mulher brasileira. Analisa sua vida como? Acha que sofre? Reclama por qualquer coisa? Ônibus cheio? Falta de dinheiro?

Nós brasileiras de um modo geral somos descriminadas em nosso trabalho e ou em nosso lares?

Rogo-lhes a todas leiam esse livro!! Com certeza no final da leitura sentir-se-ão privilegiadas por viverem em nosso país. Serem amadas e aduladas justamente por serem mulheres.

Alguma vez alguma de vocês imaginaram-se vestindo uma burca? O traje é simplesmente um resumo de tudo que aquelas mulheres afegãs são tolhidas.

Temos que avaliar essa situação:

Notícia: Os próprios refugiados afegãos pediram para que não se identificassem os talebans com o povo afegão. O escritor afegão Tamim Ansary, há trinta anos morando em São Francisco, afirmou: "Os talebans e Bin Laden não são afegãos. Muito menos representam o governo do Afeganistão.
Quando falamos dos talebans, devemos pensar nos nazistas.
Quando falamos de Bin Laden, devemos pensar em Hitler.
Olhando o povo do Afeganistão, devemos lembrar os judeus nos campos de concentração. Os afegãos são as vítimas dos talebans. Há mais de 500 mil órfãos sem condições de trabalhar no Afeganistão, país sem economia e sem comida.

Posso ser tudo que quero!! (Leia o livro que entenderá essa frase!!!)
Agradeço minha vida imensamente todos os dias e depois da leitura desse livro multiplicarei por um milhão meus agradecimentos.
Desde já façam o mesmo.



Um comentário:

Unknown disse...

Ai ai Wal,o que falar de vc? az vezes desligada,estabada sei la que nome da para pessoas como vc! rrsrs. Mais prestativa, amiga,em fim gente bonisma adoro trabalhar com vc!
A so pra saber..... Wal a cachorra da sua mae melhorou??? kkkkkkkkk vc sabe por que estou perguntando isso né?