Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

segunda-feira, novembro 17, 2008

Plaft - Plath

Por que as obras póstumas sempre fazem mais sucesso do que quando os artistas estão vivos? Preferimos a tragédia ?

Sylvia Plath nasceu em Boston e obteve sucesso depois da repercurssão de seu suicídio em 1963. Tinha apenas 30 anos de idade e morreu silenciosamente abrindo o bico do gás de cozinha em seu apartamento gélido londrino e Plaft, não Plath colocou o fim finalmente em sua vida depois de três tentativas frustradas. Deixou dois filhos pequenos que dormiam no dia de seu suicídio e uma vida inteira pela frente que poderia ser brilhante. Deixou também seus diários que muitos foram destruidos pelo marido após sua morte. Esses diários começaram a ser escritos quando ainda ela era criança!!

A Plath não Plaft em seus poemas botava toda sua angustia, seu tormento, desespero e raiva contra os homens, foram lidos pelo mundo todo devido ao alto nível técnico.

Estou lendo "Redoma de Vidro" que foi o único romance publicado e com um pseudomino de Victoria Lucas. Trata-se de um livro autobiográfico onde a personangem principal Esther Greenwood, nos anos 50, tinha tudo para ser feliz e entra em uma depressão profunda, tentando o suicidio indo parar como interna em uma clínica psiquiátrica.

A maneira que Plath escreve é encantadora, brilhante, envolvente e faz com que viajemos em sua loucura. A leitura desse livro aguçou minha curiosidade em saber um pouco mais sobre ela e sobre o por quê as pessoas chegam a este estágio de neurose.

A depressão dos suicidas é crônica?
Parece um tema um tanto quanto mórbido, mas sabemos que essa estória está intimamente ligada a sua história o que faz com que sua obra antes de qualquer outro adjetivo seja classificada como genial.

Plath suicidou-se e sua morte continua sendo um mistério. Tudo que ela sofreu em vida transformou-se em uma obra que ninguém seria capaz de imitar. A angústia, a solidão entre outros temas são descritas em um ritmo alucinante.

Para ela valeu a pena o suicído pois recebeu as glórias da fama, mas tantos outros que não conseguem o mesmo final!!
Muitos morrem psicologicamente e não fisicamente, mas isso seria também um suícidio?

A idéia de não conseguir atingir a felicidade seria um motivo? Valeria a pena enumerar os motivos que levariam uma pessoa cometer esse ato?

A sorte que no livro essa tentativa e a internação foram para Esther um renascimento, mas ainda não cheguei no final faltam apenas vinte e quatro páginas que estou tentando duplicá-las por que não queria que o livro terminasse.
Faça como eu leia ...

Nenhum comentário: