Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, setembro 30, 2012

O Conde Robert Montesquieu e o Moulin Rouge

O pintor italiano Giovanni Boldini que com 20 anos já era um consagrado retratista conseguiu retratar perfeitamente nessa tela um arquétipo do Dándi que seria o playboy da época no décimo terceiro quadro “O Conde Robert Montesquieu”.
Ele gostava de cores escuras como o chumbo e o negro e não entendi direito o por quê da exposição dessa tela entre os impressionistas, pois me parece mais próxima do renascentismo.
Pelo que consegui perceber a maioria dos pintores dessa época não gostavam muito de pintar mãos ou é por que na época usava-se muito as luvas.

Uma tela dele que gostei pesquisando na internet foi Senhora com chapéus de palha que está no acervo do Museu de Arte de São Paulo, esta já tem mais característica do impressionismo.








Uma outra tela desse pintor na exposição do Banco do Brasil intitulada “Cena da Festa no Moulin Rouge” de 1889.
Fiquei encantada com a perfeição dos detalhes e os tons escuros que ele utiliza não atrapalha a preciosidade dos requintes dos acessórios, por exemplo. Atentem para o brinco e a pulseira de uma dama. Parecem estar fora do quadro, em alto relevo, saltitando da tela. Maravilhosa obra!

Nenhum comentário: