Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, outubro 21, 2012

A Garçonete com Cervejas

Finalmente Edouard Manet de 1879 e essa tela retrata a cena de um típico café parisiense.

O que me chamou a atenção foi o papel de parede e a cartola do senhor em contraste com um simples trabalhador.

Essas sutilezas do pintor nos mostra uma Paris moderna, onde burgueses se misturam com trabalhadores com o objetivo de se divertirem.
Tanto o trabalhador como o burguês estão sentados em uma mesa para apreciar o espetáculo de alguma cantora cuja sua silhueta pode ser notada no canto esquerdo do quadro.


Nesta obra Manet destaca tipicamente suas pinceladas rápidas e largas e ao contrário de outros impressionistas ele não gosta de tons fortes e sim utiliza um contraste de sombras e luzes.

Pintor nascido em Paris cuja família ilustre e burguesa, mas era um aluno pouco aplicado e seus pais viram que ele não tinha vocação para a jurisprudência e colocam na marinha e agora a parte mais interessante ele como marinheiro vem para o Brasil!! Foi aqui que ele pegou gosto pelas mulheres, cores, exotismo. Gostou tanto delas que sofreu muito e teve a perna amputada devido a uma gangrena morrendo de sífilis.

Suas principais obras foram: Almoço na relva ou Almoço no Campo era o retrato de uma prostituta, Olímpia, A sacada, A execução de Maximiliano, A Música nas Tulherias, O Balcão, Almoço no Ateliê

É dele também a obra o Tocador de Pífaro um dos destaques do Museu D'Orsay e que pudemos apreciar nessa exposição.


Nessa tela o espaço sem profundidade e sem fundo apenas destaca o rapaz que é um soldado coisa que na época ninguem retratava essa classe social.





Nenhum comentário: