Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, abril 03, 2011

Uma viagem impressionante






Você gosta de navegar na internet? Quem não gosta?


Há uns dias atrás lendo a revista Super Interessante li a respeito de um link http://www.googleartproject.com/ onde é possível visitar museus do mundo todo apenas clicando seu mouse.


Não apenas visitar, mas passear ao longo de cada andar de cada museu observando cada obra de arte, visualizando cada detalhe, cada pincelada.


Uma viagem que complementei com música clássica de Vivaldi, Beethoven entre outros para criar um clima especial.


A sensação, obviamente, foi maravilhosa, nem seria preciso comentar, não apenas pela riqueza da beleza como culturamente falando, pois são poucas pessoas que tem a oportunidade de viajar pelo mundo todo, eu mesma nunca sai do Brasil.













Entrei, por enquanto, em apenas dois dos museus: Sophie em Berlim e Van Gogh em Amsterdã.


As imagens que visualizei me deixaram encantada, impressionada pelos detalhes de cores e, principalmente, no caso dos quadros de Van Gogh que com apenas um zoom, podemos sentir a nobreza das pinceladas do autor.


Impressionada não deixa de ser a palavra correta para descrever sua obra, uma vez que, ele foi considerado o pioneiro do impressionismo com aspirações modernista.


Van Gogh estudou arte por influência de seu irmão e o que não consigo compreender é como uma pessoa com o talento dele conseguiu cortar sua própria orelha de tão atormentado que era. Usava absinto o que influênciou sua tomada de decisão em internar-se em um hospital psiquiátrico, pois vivia em depressão, sendo que até hoje os estudos ainda não concluiram a respeito do por que de sua doença.


Uma coisa é certa, não é preciso entender de arte, coisa que nunca tentei me aprofundar, para ficar verdadeiramente encantada com suas obras: The Pink Orchard, The Bedroom of Van Gogh, Along of the Seine, Vase with Gladioli and China asters entre outras.


Assim que você tiver um tempo de solidão faça essa viagem, tenho certeza que será extremamente prazeirosa.

2 comentários:

Anônimo disse...

o blog está bacana , legal lembrar as turmas de outras gerações , a ironia na história do pintor é que passou dificuldades e hoje os quadros valem milhões

abraço

diniz jr

walzita disse...

oi diniz

sua opinião é muito importante, pois vc já é um escritor celebridade, ne?
as dificuldades no caso dele foram criadas pela loucura dele acho que tinha talento demais
valeu seu comentário...
não entendi o que você quis dizer com turmas de outras gerações?