Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

terça-feira, março 08, 2011

Todo dia pode ser dia


É todo dia pode ser dia da famosa feijoada... pelo menos aqui no Brasil que temos uma fartura de iguarias.


A feijoada brasileira conhecida no mundo inteiro é feita a base de feijão preto e carne de porco, mas com um bom acompanhamento de couve e farofa de farinha de mandioca, fica especialmente deliciosa.


Qual a origem desse prato?


Dizem que no Brasil colonial, na época da escravidão, os senhores de engenho desprezavam, ou seja, não comiam certas partes do porco como o rabo, as orelhas e os pés. Os escravos que tinham suas refeições escassas e baseadas em arroz, feijão e milho resolveram pegar essas carnes e cozinharem com o feijão.


Seja lá como foi o início de tudo, pois não sei se essa história é verdadeira, só sei que isso é muito bom e é somente mencionar a palavra Feijoada para minha boca começar a salivar.


Gosto tanto dessa comida que aprendi a fazer há um tempo atrás quando tive um restaurante na avenida Morumbi, com o cozinheiro que ensinou todo o preparo.


Acredito que não somente o sabor delicioso me leva a apreciar esse prato e sim devido ao ritual envolvente em seu preparo e, principalmente, a reunião dos amigos, pois ninguem vai querer comer uma Feijoada sozinho, não é mesmo? Quanto mais gente melhor.


A verdadeira complementação acontece com a tão famosa cachaça ou aguardente como alguns preferem chamar, seja ela no preparo da caipirinha ou mesmo pura com o caldinho do feijão.


Estou comentando tudo isso para dizer que ontem o tempinho ajudou e passei momentos mais que agradáveis na casa de minha amiga saboreando a minha, a sua, a nossa Feijoada Brasileira.


Carnaval também é gastronomia!

Nenhum comentário: