Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

sábado, março 12, 2011

Meu kit de sobrevivência

Tsunami a tradução ao pé da letra quer dizer onda do porto, maremoto que é uma série de ondas causadas por um grande deslocamento de volume de água do oceano.

No caso do Japão o terremoto foi a causa do tsunami causando destruição enorme e com um número de mortos até agora de mais de 1000, mais de 600 feridos e mais de 500 desaparecidos.

Lá no Japão a ação de terremotos é extremamente frequente e, talvez por isso, o desastre causou devida proporção apesar de tomarem precauções pois, no começo não acharam que a proporção fosse tão devastadora.

E aqui no Brasil o que aconteceria se ocorresse um terremoto?


Acredito que a população não saberia como se prevenir e caso sobrevivesse o que faria depois sem celular, sem internet, sem comunicação, sem meio de locomoção, pois as estradas e rodovias poderiam ter sido destruídas.

Não recebemos treinamento para o caos, o que no Japão já é de praxe.

Devido a essa última tragédia resolvi pesquisar. Pensei em um kit de sobrevivência, ou melhor o que colocaria no meu kit sobrevivência e, então, conferi com o que é indicado no Japão.

Eu colocaria as seguintes coisas: uma lanterna, um abridor de latas, papel higiênico, livros pelo menos 3, uma toalha de banho e de rosto, bota, casaco, 2 pares de meias, 2 ou 3 camisetas, 1 calça e 1 bermuda, uma corda, linha e agulha, uma tesoura, remédio para dor de cabeça, fósforos ou isqueiro, pasta e escova de dentes, água potável e latas de alimentos como sardinha, atum, ervilha, sendo que tudo isso colocado dentro de uma mochila para facilitar o transporte e os documentos de identificação.

Pelo que eu li na internet esse meu kit estaria de acordo e fiquei impressionada em saber que os japoneses carregam um apito junto ao chaveiro e deixam sempre um do lado da cama, para indicar onde estão em caso de soterramento. Uma outra coisa que li é que essa mochila para as mulheres tem um limite de 10 kg e para os homens 15 kg.

Pensando bem, seria interessante deixar preparado tal kit, pois esses abalos apesar de nunca terem acontecido nesta escala no Brasil com todas essas interferências dos homens na natureza, nunca se sabe!


Se ficarmos mesmo pensando em catástrofes esse kit talvez não adiantaria em nada e estão aí as profecias para o fim dos tempos em dezembro de 2012 que falta pouquinho para acontecerem.

Para encerrar tal postagem não poderia deixar de desejar minha solidariedade ao Japão e espero que se recuperem de mais um sofrimento.

Um comentário:

sara blog garotas de estilo disse...

olha depois disso eu também fiz um kit e fui pesquisando okque fazer em casos como o do japão eu tó pesquizando é fazendo meu kit, olha uma dicinha para você em casos como esse é bom ter uma estrategia planejada ( fuga )