Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quarta-feira, agosto 08, 2012

Malditas Pulgas



Cuidado sua casa pode estar infestada desses parasitas e você nem sabe!

Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubônica!! Sugadores de sangue e onde você achar uma pode ter certeza, achará muito mais.

Alguns cães são muito sensíveis à saliva delas e uma única picada pode desencadear uma insuportável coceira causada por dermatite alérgica. Esse foi o caso do meu lindo Daschund chamado Loes de apenas 11 meses.

Sempre teve um pelo pretinho lindo, brilhante e todos em qualquer lugar admiravam, até que em um único dia tirei 15 pulgas dele e 45 do outro cão, um maltês chamado Lino, mas que não é alérgico.

Consultei um veterinário e o imbecil, ao invés de receitar alguma coisa para amenizar a coceira do coitadinho solicitou uma serie de exames cujo valor quase chegava a 300 reais. Não preciso dizer que não fiz os exames.

Postei meu problema no Facebook e vários amigos me ajudaram indicando alguns tratamentos que acredito interessante compartilhar com todos e algumas coisas pesquisadas por mim.

Em primeiro lugar é bom saber: as pulgas são ectoparasitas, ou seja, vivem fora do corpo dos hospedeiros (no caso cães e gatos). As pupas das pulgas podem ficar em seus casulos por mais de um ano e esperam sentir calor corporal e vibrações sinalizando a presença de hospedeiros próximos e a habilidade de viver sem comida é justamente uma das muitas adaptações das pulgas. Quando uma pulga morde seu hospedeiro o sangue viaja de um vaso sangüíneo através da gálea (agulha) até o corpo da pulga, provocando muita sucção (as vezes duram até 15 minutos). Imagine o coitadinho do cãozinho sendo sugado dessa maneira!

É preciso interromper O ciclo de vida das pulgas

As fêmeas depositam seus ovos, eclodem e dos quais saem larvas ( parecem com vermes). As larvas se encasulam e transformam-se em pupas. Saindo do casulo já é uma pulga adulta. Numa população de pulgas, aproximadamente metade são ovos e 5% são adultos. Só colocam os ovos se tiverem uma refeição. Saindo e não encontrando comida morrem sem se reproduzir, mas se alimentando, uma pulga pode depositar em torno de 20 ovos por vez, totalizando aproximadamente 500 ovos durante seu tempo de vida. Como os ovos são completamente lisos deslizam do hospedeiro e caem no chão do ambiente, penetrando nas fibras dos carpetes, tapetes e nas frestas do chão. Os ovos são brancos - as manchas pretas que você vê em animais infestados e nas suas camas são partículas de sangue seco e dejetos.

Assim sendo K OHTRINE ou BUTOX (não Botox rsrs) resolve o problema do ambiente, mas é preciso passar a cada 03 dias tirando o bichinho do local, pois é venenoso. E jogando todos os tapetes da casa fora... Estou brincando, mas eu no momento de extremo surto joguei mesmo!

Uma dica importante: passar Digluconato de clorexidina conhecido como Mertiolate nas lesões dos cãezinhos. Em 03 dias já seca e começa a nascer novamente pelos.

Tenho que encerrar essa postagem agradecendo Marianna Turatto. Ela tem uma clinica em Alphaville e nem me conhecia, eu conhecia o pai dela. Ela me ajudou por email pedindo uma foto da lesão identificando que a alergia tratava mesmo de picadas de pulgas (coisa que o veterinário que citei acima não conseguiu fazer mesmo na presença do animal). Ela me ajudou sem receber nada, mostrando que ama animais e honra sua profissão de VETERINÁRIA.

Seguindo o tratamento recomendado na mesma noite meu querido LOES dormiu o tempo todo, sem ficar se coçando e angustiando a mim que fazia 3 noites que não dormia direito.

Muito obrigada Dra Marianna irei em seu consultório e levareei meu LOES para conhecê-la!!

Nenhum comentário: