Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

terça-feira, junho 28, 2011

Chegando no Chile

Chegar a um lugar destino de uma viagem, seja ela de negócios ou a passeio é sempre bom, mas potencialize esse sentimento ao desembarcar em um outro país e entrar em contato com uma outra cultura, uma outra linguagem, um outro comportamento.

Santiago do Chile é esse o destino, sendo que o Chile um país de pouco mais de dezessete milhões de habitantes. Você consegue imaginar esse número? São Paulo tem mais de 35 milhões e é apenas um estado.

Esse pequeno país é uma porção de terra ladeado pela Cordilheira dos Andes que é uma vasta cadeia montanhosa ao longo da costa ocidental da América do Sul mais longa do mundo com 8000 quilometros de extensão e vai desde a Venezuela até a Patagônia passando pelo Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colombia.

Sua arquitetura contrasta o moderno com o neo clássico e o melhor tem praias a 100 km de distância, como Valparaíso com suas ruinhas estreitas e casinhas coloridas coladas nas montanhas e Viña del Mar com seu famoso cassino, são os balneários mais visitados, mas tem outras como Arica, La Serena que infelizmente não pude conhecer.

Vislumbrar o Oceano Pacífico com seus frutos do mar, lagostas, mariscos, peixes, carangueijos gigantes e as famosas videiras, oferecendo pratos típicos e saborosos, além de um maravilhoso por do sol.

Nesse sentido junho é uma época de inverno, nem tão rigoroso, mas que oferece o deslumbramento da cordilheira já com seus cumes cobertos de neve.

Não seria possível comentar algo sobre o Chile sem falar de seu povo carinhoso, educado, simpático e gentil, mas que descendem dos espanhóis onde essas características não são o forte. Com isso podemos notar que a miscigenação sempre ajuda.

A gastronomia é um ponto forte e recomendo o restaurante O Giratório perto do metro Los Leones e que fica em cima de um edificio. Você terá, como o próprio nome já dá a dica, uma visão da cidade de 360 °. Almoçar visualizando a cordilheira é muito lindo e o sabor do espagueti negro com frutos do mar é algo que não irei esquecer facilmente.

Um outro restaurante Como Água Para Chocolate no bairro de Bella Vista também é bom e recomendo o filet e não o Congrio Almedrado, pois o de minha amiga alem de demorar a ser servido veio com queijo ralado e não com amendoas, mas pelo menos eles se retrataram e ofereceram duas sobremesas como cortesia.

Recomendo o Ostras Azocar um lindo e tradicional restaurante na Calle General Bulnes 37, perto da estação República do Metrô, que já passou por um incéndio, onde as ostras ficam em tanques e podem ser degustadas antes de escolher a mesa e o prato principal, onde a Reineta é muito bem servida.

Pudemos observar que não há afrodescendentes, nos sete dias que permaneci ali (e olha que circulei bastante) apenas encontramos uns 10 e desses pelo menos 80% não eram chilenos e sim brasileiros, haitianos e cubanos.

Outra coisa que notamos é a quantidade de cachorros abandonados pelo centro de Santiago e um outro tanto de pastores alemães utilizados pela guarda.

Nenhum comentário: