Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

domingo, dezembro 14, 2008

Agentes secretos

Missões impossíveis, agentes secretos, treinamentos intensivos, quadrilhas internacionais, identidades falsas, disfarces, grampeadores de telefones, investigações criminais, minicameras, microfones ultra sensíveis, tintas invisíveis, monitoramento por satélite, sensores submarinos ...
Esses vocábulos soam estranhamente nos ouvidos de simples mortais com nossos dia a dia monótonos e tão raros de aventuras.





Mas será que a espionagem acontece como vemos nos filmes americanos?



Na verdade, todos os governos do mundo inteiro contam com seus Serviços de Inteligência e seus membros espalhados por todos os lados do planeta.

As informações (conhecidas como inteligência) sobre os inimigos repercurtem no planejamento das negociações, acordos cormerciais, na política internacional alterando o curso até mesmo e, principalmente, das guerras.

Os governos mantem essas informações como secretas, pois são valiosas e quem quiser obter acesso a elas utilizam-se das agências de espionagem. Esses agentes treinados filiam-se às agências de inteligência de seus países e, muitas vezes, devido à discordâncias ideológicas, destaque mundial ou dinheiro acabam tornando-se espiões contra suas próprias nações.

As operações de espionagem a longo prazo faz uso de uma cobertura (identidade secreta) e a criação de uma legenda (história de vida e os documentos que sustentam a cobertura).

A informação secreta deve ser passada de maneira que o inimigo não suspeite, pois senão arruinaria a cobertura do espião, sendo que grande parte da espionagem gira em torno de códigos secretos e os recursos são utilizados para decodificar as mensagens dos espiões para que possam ser montadas as estratégias.

Na Europa as agências de espionagem oferecem emprego a candidatos com aptidões diversas e que queiram servir pela causa e zelar pela segurança de um país no qual previamente estejam naturalizados, por exemplo, na Espanha - CNI (Centro Nacional de Inteligência)

A antiga KGB (abreviação russa para Comitê de Segurança do Estado, a inteligência e a polícia secreta da União Soviética durante a Guerra Fria) agora conhecida como Serviço Federal de Segurança (FSB) e o Serviço de Inteligência Exterior (SVR).


CIA (Agência Central de Inteligència Americana - Estados Unidos)


Já na América Latina há países com tradição de contra-espionagem, como Cuba, que conta com um serviço de inteligência exterior, conhecido como o DI, e na Argentina é possível se alistar na Secretaria de Inteligência, entre outros.
No oriente, por exemplo, os agentes israelenses podem pertencer ao MOSSAD (Instituto de Inteligência e Operações Especiais) - trabalhando fora do país - ou ao Shabak, que opera em Israel e na Cisjordânia.


Os serviços secretos iranianos conta com o Ministério de Informação e de Segurança (Vevak) e dispõem de uma das equipes de espionagem mais ativas e secretas do mundo e estão vinculados ao líder supremo e homem que detém a última palavra no Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

No Brasil contamos com a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) que em 7 de dezembro de 2008 comemorou 9 anos de existência. A data é uma referência , pois o serviço de Inteligência aqui já existe desde 1927 e fiquei pasmada com tudo que li a respeito, pois a Inteligência Brasileira tem uma longa trajetória de serviços prestados ao País, tendo como objetivo a defesa do Estado e da Sociedade, gente...

Será que quem acha a vida monótona valeria a pena se inscrever??
Que tal ser um agente secreto?
Só uma coisa esse post se auto destruirá em poucos segundos: nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, tres, dois um...

Nenhum comentário: