Powered By Blogger

Ola

você que está entrando agora nesse meu mundinho desejo-lhe boas vindas

quinta-feira, junho 14, 2012

Leitor Apaixonado

Esse título chamou minha atenção em minha passagem pela Biblioteca Raul Bopp nessa segunda feira última e ao ler a orelha não pude deixar de emprestar.


São estórias escritas por Ruy Castro e compiladas por Heloisa Seixas.

No prólogo ele já consegue fazer com que eu, uma leitora apaixonada, me apaixone ainda mais por esse repórter que jamais quis ser jornalista.

Escreveu para os mais importantes jornais do Brasil e de Portugal e com cinco anos de idade já sabia ler, escrever e datilografar suas próprias estórias.

Ocorre nessas primeiras páginas uma identificação imediata, assim como ele eu também recorria a velha máquina de escrever e, com uns dez anos, já utilizava os dez dedos de minhas mãos para escrever meus contos, cartas, poesias (pena não ser boa escritora como ele e nem tão pouco famosa).


Assim como ele, fui uma obcessiva compradora de livros e os acumulava, mas eu os lia todos sem exceção e não gostava nem de emprestá-los.

Conforme o tempo foi passando, necessidades outras me impediram de continuar comprando.

Analisando mais friamente, o motivo principal desse abandono às compras de livros, foi uma mudança de casa que precisei fazer me obrigando a deixar para trás minha pequena mais significativa biblioteca (a nova moradora de minha casa ficou, extremamente, feliz com os volumes que adquiriu e, felizmente, ela também era uma leitora apaixonada).

Ele ganhara seu primeiro livro "Alice no País das Maravilhas" com cinco anos de idade, o meu foi com nove anos "Meu Pé de Laranja Lima". Lembro-me como se fosse hoje o palavrão da página catorze (não vou escrever qual). Eu avançava na leitura e retornava àquela página que eu julgava proibida e a relia, escondida de papai e mamãe.

Os textos separados são deliciosos e a maneira bem humorada e inteligente do Ruy Castro escrever sobre escritores como Mário e Oswald de Andrade, Théo Filho (desconhecido ainda para mim, mas que fiquei curiosa para ler algumas de suas obras,só não sei se será fácil de achá-las), faz com que descubramos ainda mais sobre um Brasil de ontem, de hoje e do futuro

Fica aqui minha dica para você Leitor Apaixonado!

Nenhum comentário: